A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO A PARTIR DA DISCUSSÃO ARGUMENTATIVA EM TORNO DE NOTÍCIAS E DESINFORMAÇÕES
Letramento estatístico; Desinformações; Argumentação; Proposta de ensino; Notícias: Ensino Médio; Educação Matemática; Educação Estatística.
O aumento do fenômeno da desinformação, com a divulgação de inverdades e de dados estatísticos manipulados, constituem-se em situações sociais que desafiam as escolas e docentes a enfrentarem e mitigarem seus impactos pelo desenvolvimento de estratégias educacionais. Essa problemática motivou a proposição deste estudo, inclusive pela consideração da atuação do pesquisador doutorando como professor da Educação Básica. Este projeto de tese propõe uma investigação de como discussões argumentativas em torno de notícias e desinformações estatísticas podem contribuir para o Letramento Estatístico de estudantes. A primeira etapa da pesquisa foi dedicada a compreender melhor as relações entre as perspectivas de Letramento estatístico e de argumentação que ancoram nosso projeto. Em seguida, com a seleção de notícias e desinformações para fazerem parte de uma proposta de ensino com temas relevantes para contribuir com a visão de mundo e a promoção do Letramento estatístico dos estudantes. A abordagem dessa proposta de ensino se concentra na utilização de notícias e desinformações como ponto de partida para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e estatísticas. A pesquisa possui caráter qualitativo, será realizada com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Pernambuco. Os dados serão produzidos a partir de atividades pedagógicas que visam confrontar os estudantes com informações reais, muitas vezes controversas, para estimular o pensamento crítico e a habilidade de avaliar a veracidade, a qualidade e os possíveis vieses dos dados apresentados. Reunidas em uma proposta de ensino, que incentiva a discussão argumentativa sobre os dados estatísticos apresentados nessas fontes. Esperamos que ao implementarmos as atividades em sala de aula as discussões argumentativas sejam qualificadas e que avaliemos os possíveis impactos e suas contribuições no âmbito do Letramento Estatístico dos estudantes.