A ANÁLISE DE ERROS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMBINATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palavras-chave: Análise Combinatória; Conhecimento de professor; Formação de professores; Erros; Educação Estatística.
Esta pesquisa visa construir com a formação inicial de professores de Matemática para tanto, temos como objetivo geral analisar os conhecimentos docentes que emergem a partir de um processo formativo sobre combinatória. A pesquisa, de natureza qualitativa, terá três etapas, a saber: (1), questionário, (2) processo formativo e (3) entrevista. Os participantes da pesquisa serão licenciados do curso de licenciatura em matemática do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA). O questionário tem por objetivo identificar o perfil dos licenciandos; o processo formativo terá como foco o estudo de problemas combinatórios, o tripé da teoria dos campos conceituais e a análise de erros de estudantes como estratégia para o desenvolvimento de proposta de ensino de combinatória e, por fim, a entrevista visa identificar conhecimentos não expostos durante o desenvolvimento do processo formativo. Neste texto apresentamos o referencial teórico, a metodologia de pesquisa e a proposta do processo formativo a ser desenvolvido.