Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA DA SILVA FERREIRA
DATA : 28/06/2024
LOCAL: https://meet.google.com/jar-djex-qvm

REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS EM PROBLEMAS DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU: averiguando as dificuldades nas conversões e tratamento de registros

Teoria dos Registros de Representações Semióticas. Resolução de Problemas. Equação Polinomial do 1º Grau. Língua Materna. Didática da Matemática.

Pesquisas em Didática da Matemática têm mostrado que o(a) professor(a) de matemática ao utilizar resoluções de problemas e mais de um registro de representação do mesmo objeto matemático em suas aulas tende a melhorar a aprendizagem dos estudantes. Nosso projeto de pesquisa pretende investigar quais as dificuldades na resolução de problemas de equação do 1º grau, utilizando como base teórica a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, com o propósito de responder à seguinte questão de pesquisa: Quais dificuldades os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental apresentam ao resolver problemas de equação do 1º grau no que diz respeito à conversão e tratamento de registros de representação?  Optamos por uma pesquisa qualitativa com orientação metodológica na Pesquisa-ação, na qual faremos uma análise descritiva e interpretativa. A pesquisa será realizada com estudantes em uma turma do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Recife-PE. Incialmente, fizemos uma entrevista semiestruturada com os estudantes da turma, com o objetivo de verificar o que os estudantes compreendem sobre equação do 1º grau e resolução de problemas. Mais adiante, será feita também a observação participante, com os estudantes, quando estes resolvem quatro problemas abertos de equação do 1º grau propostos pela pesquisadora. O objetivo da resolução dos problemas abertos é identificar quais conversões de registros de representações nos problemas de equação polinomial do 1º grau os estudantes possuem mais dificuldade e analisar as estratégias dos estudantes na resolução de problemas de equação do 1º grau utilizando conversões de registros e o tratamento desses registros de representações semióticas. Para registar os momentos vivenciados durante a pesquisa, seja no momento da entrevista ou durante a observação da resolução dos problemas abertos com os estudantes, serão utilizadas notas de campo.

Presidente - ***.709.914-** - KATIA MARIA DE MEDEIROS - UEPB
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externa à Instituição - JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA - IFPI
Notícia cadastrada em: 05/06/2024 16:14