I LOVE YOU STREAMING: educação para o cinema digital transmídia na educação bilíngue de surdos
Educação bilíngue para surdos, alfabetização transmídia, educação inclusiva
Esta dissertação objetiva analisar as possibilidades de uma sequência
didática para educação para o cinema digital transmídia junto a jovens e adultos
surdos na perspectiva da modalidade bilíngue de surdos com tradução audiovisual
assistiva. Este trabalho se justifica em propor metodologias de participação de
estudantes para o ensino-aprendizagem do cinema na modalidade de educação
bilíngue de surdos.
Iniciamos com uma investigação sobre a educação bilíngue de surdos, por
que entendemos que educação exige respeito aos saberes des educandes. No
segundo capítulo, seguimos observando o entrelaçamento entre estudantes surdos,
cultura digital, tecnologia assistiva e o cinema, enfocando o cinema como destaque
no modo de construção de narrativas visuais, criando universos que se
correlacionam em transmídia. No terceiro capítulo, apresentamos a educação que
queremos, com a hipótese do cinema como mediação cineclubista. Fechamos com
os indicadores avaliativos de competências transmidiáticas da nossa análise de
dados.
Realizamos uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986) de cooperação (Tripp,
2005), sob coleta de dados realizada em ciclos orientados pela Design-Based
Research (Matta; Silva; Boaventura, 2014; Santos, 2022). Organizada em sequência
didática com a mediação do cineclubismo na perspectiva transmídia, por apresentar
uma proposta dialógica de geração do conhecimento, e sob coleta de dados com a
abordagem metodológica DBR, também chamada de Pesquisa de Desenvolvimento,
utilizando os cadernos de o Design Thinking para educadores desenvolvidos pela
IDEO.
Como resultados, percebemos a tomada de consciência de uma apropriação
às narrativas transmídias a partir da linguagem visual digital do cinema, apuradas
pelos indicadores de autoria, linguagem, curadoria e tradução; com produção de
conhecimento apresentada processualmente, em especial nas avaliações teórica e
prática dos encontros 4 e 5; e a resolução do problema com a identificação dos
elementos que materializam a educação digital transmídia com colaboração de
estudantes surdos, elementos estes analisados no 5o capítulo, portanto, garantindo
nossos objetivos específicos.