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Banca de QUALIFICAÇÃO: VIRGÍNIA RENATA VILAR DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIRGÍNIA RENATA VILAR DA SILVA
DATA : 03/10/2025
LOCAL: Remota - 9h
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS PELAS CRIANÇAS E SUA RELAÇÃO COM A PANDEMIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMPARTILHADAS POR PROFESSORES/AS, CRIANÇAS E FAMÍLIAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Infâncias. Brincar. Tecnologias digitais. Pandemia. Representações sociais.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

A presente pesquisa investiga as representações sociais do brincar e sua relação com o uso das
tecnologias digitais no contexto da pandemia de Covid-19, partilhadas por crianças, famílias e
professores/as da rede pública do município de Paulista/PE. A pandemia da Covid-19
desencadeou transformações significativas no cotidiano, especialmente nas infâncias, seja no
campo educacional, quando o ensino remoto intensificou a inserção das tecnologias digitais
nas rotinas familiares, seja nos lares, afetando diretamente as experiências infantis de
socialização e do brincar. Nesse movimento, entende-se o brincar como prática cultural
historicamente construída e atravessada por mediações sociais, culturais (Corsaro, 2009) e,
mais recentemente, tecnológicas, que podem estar imbricadas às práticas infantis. O estudo
ancora-se na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1961; Jodelet, 2001; Abric, 1994),
por compreender que esse arcabouço teórico pode ser mobilizado para analisar as
ressignificações provocadas pelo isolamento social, pela intensificação do uso de tecnologias
digitais e pelas mudanças nas dinâmicas sociais dos grupos pesquisados. O objetivo geral
consiste em compreender as representações sociais do brincar e sua relação com as tecnologias
digitais, compartilhadas por crianças, famílias e professores/as no contexto pandêmico. O
percurso metodológico adota uma abordagem quanti-qualitativa, com triangulação de
instrumentos distintos aplicados aos três grupos de sujeitos. Foram testados instrumentos de
coleta de dados, sendo: questionário com associação livre de palavras hierarquizadas com
professores/as; desenhos comentados com crianças; e questionários aplicados às famílias. A
variação considerou as especificidades de cada público. Os dados coletados no estudo piloto
foram preliminarmente analisados com aporte da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Os
resultados iniciais indicam que, para professores/as, a aprendizagem e o desafio são possíveis
elementos orientadores da representação social do brincar no ensino remoto, suscitando ainda
aspectos da objetivação em suas evocações. O corpo docente reconhece a importância do
brincar mesmo em contexto de crise emergencial. Na análise dos dados colhidos junto às
famílias, o processo de ancoragem aparece quando os recursos digitais são associados à
aprendizagem por meio de expressões como ‘jogos educativos’ e ‘tablet escolar’, revelando a
função justificadora da representação social. Na pandemia, para as crianças, o ato de brincar
foi representado tanto em vivências com tecnologias digitais (celular, tablet, televisão, Roblox
e Minecraft) quanto sem elas, indicando que, para o grupo, esses recursos também configuram
‘novas formas de brincar.’ Já no espaço rural, elementos da natureza permaneceram presentes,
sugerindo poucas mudanças nas práticas brincantes deste grupo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTOBAL NICO SUAREZ GUERRERO
Externa ao Programa - 1130697 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS - nullExterna à Instituição - PATRÍCIA MARIA UCHOA SIMÕES
Presidente - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 18/09/2025 09:57
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