ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA TEORIA A PRATICA: ESTUDO DE DUAS ESCOLAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE OLINDA/PE
políticas públicas, educação integral, escola de tempo integral, gestão
educacional e Olinda/PE.
A pesquisa aborda os desafios e impactos da implementação da educação em tempo integral
no município de Olinda/PE, destacando sua relevância como política pública educacional no
Brasil. A escola de tempo integral tem papel fundamental na ampliação da jornada escolar e
na oferta de uma educação inclusiva, integral e de qualidade, alinhada às diretrizes nacionais e
locais. O objetivo geral deste trabalho é analisar a efetividade e os desafios da implementação
da política de educação em tempo integral nessas duas unidades da rede municipal de ensino
de Olinda. Este estudo investigará a aplicação da política de educação em tempo integral em
duas escolas municipais de Olinda, a EMTI CAIC Norma Coelho, que atende os Anos
Iniciais, e a EMTI Sagrado Coração de Jesus, que atende os Anos Finais. O recorte temporal
da pesquisa compreende o período de 2024 a 2026, focando na análise das práticas
pedagógicas e da organização escolar conforme os programas públicos vigentes no município.
Para isso, será adotada uma abordagem qualitativa que articula análise documental e
entrevistas. A pesquisa se fundamentará na Abordagem do Ciclo de Políticas para
compreender os contextos de influência, produção e prática da política, e na Teoria da
Atuação para examinar a adaptação e a ressignificação da política na prática escolar. Espera-
se que esta pesquisa contribua para ampliar o conhecimento sobre a implementação da
educação em tempo integral em Olinda, evidenciando avanços, limitações e especificidades
locais. Trata-se de um estudo inédito no município que poderá subsidiar melhorias na gestão
escolar e na formulação de políticas públicas educacionais mais eficazes, alinhadas às
necessidades da comunidade escolar. Dessa forma, os resultados obtidos poderão auxiliar a
gestão pública, as escolas e a comunidade acadêmica na compreensão dos efeitos dessa
política e no aprimoramento de sua execução em Olinda, como exemplo para outras
implementações de políticas públicas municipais no campo da educação de tempo integral.