A ATUACAO DA GESTAO ESCOLAR NA EDUCACAO INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE (PE)
gestão escolar; educação inclusiva; políticas educacionais, participação.
icropolíticas a nível local, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a atuação da gestão escolar para a articulação da educação inclusiva nas escolas da rede municipal do Recife, considerando as diretrizes que norteiam implementação das políticas de educação inclusiva na rede municipal de ensino do Recife. A fundamentação teórica desta pesquisa sustenta-se nas concepções de educação inclusiva, como paradigma que propõe transformação do modelo tradicional de educação que tende a excluir os estudantes que não se adequam a padrões educacionais homogeneizadores, com referência a autores como Mantoan e outros que abordam a inclusão na educação. Já as concepções de gestão escolar são pautadas em Libâneo, Paro, Souza, entre outros. Referenciamos também Ball e colaboradores, para a alternativa de análise de implementação de políticas educacionais com base na micropolítica escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica, realizamos um estudo de casos em duas escolas da rede municipal de ensino do Recife, com abordagem qualitativa, e utilizamos a análise de conteúdo para tratamento e exame dos dados coletados (entrevistas, documentos, anotações oriundas de observação), de forma que fossem interpretados levando-se em consideração a complexidade do ambiente onde foram produzidos. Como resultados, constatamos que a gestão das escolas pouco consegue atuar na articulação para que as diretrizes para educação inclusiva sejam implementadas nas escolas lócus desta pesquisa. A falta de preparo e o excesso de demandas burocráticas são fatores que se sobrepõem aos de caráter político e pedagógico da gestão escolar. Nesse sentido, faz-se necessário, dentro da estrutura da RMER, reorientar e fornecer condições a esses profissionais para que as competências política e pedagógica da sua função permitam construir interna e coletivamente estratégias em cada escola de forma singular, para efetivar a equidade no tratamento de estudantes, sejam com ou sem deficiência.