PRATICAS DE ENSINO QUE INVESTEM NA LEITURA E NA COMPREENSAO DE TEXTOS EM TURMAS DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino da Leitura. Ensino da Compreensão Leitora. Alfabetização
Esta pesquisa teve como objetivo central a investigação de práticas de ensino da leitura e da compreensão leitora desenvolvidas no ciclo de Alfabetização . As observações realizadas foram analisadas a partir do aporte teórico de Solé (1998), Kleiman (2005, 2016), Brandão (2006), Soares (2000, 2004, 2005,
2016, 2017, 2020, 2024), Leal (2020), Morais (2005, 2006, 2019, 2020) e Silva
(2021), dentre outros. No estudo I, analisamos o que 04 (quatro) professoras de 2º ano do ensino fundamental mencionaram, em entrevistas individuais, sobre suas práticas de ensino, constatando que todas elas defendiam a importância de investir no ensino da leitura e da compreensão de textos e procuravam desenvolver atividades que propiciassem a consolidação desses conhecimentos. No estudo II observamos as práticas de ensino realizadas em 02 ( duas ) turmas, sendo uma localizada na área urbana e outra na área rural, com níveis de aprendizagem bem distintos. A partir da observação realizada durante 10 (dez) dias nessas turmas, procuramos identificar: i) os gêneros textuais mais utilizados nas aulas ii) as atividades/modalidades de leitura que foram realizadas; e iii) as diferentes estratégias de compreensão leitora que foram mobilizadas pelas professoras. Constatamos que, nas duas turmas, houve um grande investimento em atividades que propiciavam o ensino da leitura e da compreensão leitora, sendo destacado um número significativo de gêneros textuais disponibilizados em sala de aula. Verificamos, também, um variado uso das estratégias leitoras pelas professoras, aliado a um grande investimento na consolidação das relações entre grafemas e fonemas na leitura e escrita de palavras. Os resultados dessa pesquisa demostram que as profissionais buscavam desenvolver práticas de ensino elaboradas e planejadas com objetivos bem delimitados, que favoreceriam, por um lado, a consolidação da aprendizagem da escrita alfabética e, por outro, a construção de habilidades de leitura e da compreensão leitora, mesmo em crianças ainda não plenamente alfabetizadas.