EDUCACAO AFROCENTRADA E FORMACAO DE PROFESSORES DO NIVEL MEDIO EM MOCAMBIQUE (2009-2014)
Educação afrocentrada, Formação de professores e educação colonizadora.
Estudar a educação afrocentrada em Moçambique amplia e ilumina mentes a localizarem as
posições centrais ou marginais das nossas experiências educativas ao longo da história. Essa
foi a motivação que permeou a construção desta pesquisa, Educação afrocentrada e formação
de professores do nível médio em Moçambique (2009-2014), que surgem com a seguinte
questão: como a educação afrocentrada estava situada na formação de professores do nível
médio em Moçambique (2009-2014)? Seu objectivo geral foi compreender a situação da
educação afrocentrada na formação de professores do nível médio em Moçambique. Seus
objectivos específicos foram: identificar o lugar da educação afrocentrada na formação de
professores; identificar as situações que colocavam a educação afrocentrada numa posição
central ou marginal na formações de professores; Analisar a situação da educação afrocentrada
no agenciamento para a formação de professores; Analisar a situação da educação
afrocentrada na conscientização para a formação de professores. As discussões foram
conduzidas à luz da teoria da afrocentricidade na perspectiva de Molefi Kete Asante que ajudou
a sustentar as categorias agência, centralidade, marginalidade e conscientização, também
sugeridas por Ama Mazama. O caminho metodológico foi o da Historia oral de Paul Thompson e
Verena Alberti em articulação com analise de conteúdo de Laurence Bardin para o
fortalecimento da complementaridede entre o oral e a escrita. A principal fonte de consulta foi o
plano curricular para formação de professores do nível médio em Moçambique. Os conteúdos
colhidos através de pesquisa documental na sua natureza oral e escrita, evidenciam que a
educação afrocentrada encontra-se simultaneamente numa posição marginal e central na
formação de professores. Ou seja, na dimensão teórica discursiva do currículo encontra-se à
margem enquanto que na dimensão prática do currículo ocupa o lugar central no processo de
formação de professores.