PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: CARLOS HORACIO CORREIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS HORACIO CORREIA
DATA : 05/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

EDUCACAO AFROCENTRADA E FORMACAO DE PROFESSORES DO NIVEL MEDIO EM MOCAMBIQUE (2009-2014)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação afrocentrada, Formação de professores e educação colonizadora.

 


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Estudar a educação afrocentrada em Moçambique amplia e ilumina mentes a localizarem as
posições centrais ou marginais das nossas experiências educativas ao longo da história. Essa
foi a motivação que permeou a construção desta pesquisa, Educação afrocentrada e formação
de professores do nível médio em Moçambique (2009-2014), que surgem com a seguinte
questão: como a educação afrocentrada estava situada na formação de professores do nível
médio em Moçambique (2009-2014)? Seu objectivo geral foi compreender a situação da
educação afrocentrada na formação de professores do nível médio em Moçambique. Seus
objectivos específicos foram: identificar o lugar da educação afrocentrada na formação de
professores; identificar as situações que colocavam a educação afrocentrada numa posição
central ou marginal na formações de professores; Analisar a situação da educação afrocentrada
no agenciamento para a formação de professores; Analisar a situação da educação
afrocentrada na conscientização para a formação de professores. As discussões foram
conduzidas à luz da teoria da afrocentricidade na perspectiva de Molefi Kete Asante que ajudou
a sustentar as categorias agência, centralidade, marginalidade e conscientização, também
sugeridas por Ama Mazama. O caminho metodológico foi o da Historia oral de Paul Thompson e
Verena Alberti em articulação com analise de conteúdo de Laurence Bardin para o
fortalecimento da complementaridede entre o oral e a escrita. A principal fonte de consulta foi o
plano curricular para formação de professores do nível médio em Moçambique. Os conteúdos
colhidos através de pesquisa documental na sua natureza oral e escrita, evidenciam que a
educação afrocentrada encontra-se simultaneamente numa posição marginal e central na
formação de professores. Ou seja, na dimensão teórica discursiva do currículo encontra-se à
margem enquanto que na dimensão prática do currículo ocupa o lugar central no processo de
formação de professores.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE TIMBANE
Externo à Instituição - CHARLES GOMES MARTINS
Interna - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Presidente - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/08/2025 14:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04