“O indicador melhorou!”: um estudo sobre as repercussoes da implementacao da Nova Gestao Publica no trabalho dos docentes do ensino medio publico de Pernambuco.
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Este estudo analisa as políticas educacionais do ensino médio em Pernambuco
durante as gestões do Partido Socialista Brasileiro (2007-2022), período em que o
estado ganhou notoriedade como um "caso de sucesso" devido à melhoria em
indicadores como o IDEB. A pesquisa argumenta que este discurso de sucesso,
fundamentado nos princípios da Nova Gestão Pública (NGP) e em uma racionalidade
neoliberal, mascara uma crescente precarização do trabalho docente, revelando uma
contradição central no modelo de gestão por resultados. Analisar como os discursos
animados pela racionalidade neoliberal nas políticas educacionais de Pernambuco
constroem sentidos sobre o “sucesso” na educação a partir dos indicadores
institucionais, evidenciando contradições com os indicadores relacionados à docência
no ensino médio estadual. A metodologia consiste em um estudo de caso qualitativo que
combina a análise documental da legislação pertinente com a análise de dados
secundários do Censo Escolar (INEP). Os resultados apontam que, enquanto
indicadores como as taxas de evasão e distorção idade-série apresentaram melhoras
significativas , os indicadores docentes revelam problemas estruturais, como o alto
percentual de professores com contratos temporários (57,32% em 2022) e atuando fora
de sua área de formação (40,3% em 2022), questionando a narrativa hegemônica de
sucesso educacional no estado.