Dar-Receber-Retribuir: a Pedagogia da Festa na casa de Dona Dá. Festa Popular e Educação Informal, na perspectiva do Sistema Dádiva.
festas populares; educação informal; sistema dádiva; pedagogia da festa.
A pesquisa convida a repensar as abordagens tradicionais da educação ao demonstrar o potencial educativo das festas populares, por meio do estudo do Encontro de Bois de Olinda, sob a perspectiva do sistema dádiva, proposto por Marcel Mauss. A reflexão partiu da observação de que ao articular os temas da Festa e da Educação, no âmbito da Educação, apesar do reconhecimento da importância dos processos formativos da Educação Informal, ele é compreendido como não intencional. Além disso, percebeu que há uma carência de estudos que abordem as festas populares como espaços educativos em sua própria ambiência, delimitados por esta modalidade educativa. Portanto, a investigação busca preencher essas lacunas, ao investigar como o Encontro de Bois de Olinda, um evento festivo que ocorre anualmente na Quarta-feira de Cinzas, no âmbito da Educação Informal, reflete uma pedagogia da festa, baseada no sistema dádiva, por meio da tríplice operação dar-receber-retribuir, tendo em vista que este sistema de reciprocidade visa, intencionalmente, criar laços entre as pessoas participantes. A tese tem como objetivo geral delimitar analiticamente a dimensão educativa das festas populares apreendidas como um campo de estudos da Educação Informal. Especificamente, busca refletir sobre as festas populares como uma dimensão da Educação Informal, identificando seus processos pedagógicos; apreender os principais efeitos formativos disseminados pelo Encontro de Bois na construção de identidades e memórias da noite de Quarta de Cinzas em Olinda; e também descrever a experiência do Encontro de Bois, a fim de realizar a proposição de uma pedagogia da festa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-empírica e de caráter exploratório. Utiliza a metodologia da História Oral, realizando entrevistas com cinquenta participantes do Encontro de Bois, incluindo organizadores, brincantes e observadores. Além disso, se vale da observação participante, do diário de campo e da análise de documentos, como fotos, mapas e matérias jornalísticas. A análise do material revela a centralidade da tríade dar-receber-retribuir para a continuidade do Encontro de Bois e o quanto que o espaço de sociabilidade, criado a partir da dádiva, favorece as relações de ensino-aprendizagem compartilhada. As pessoas participantes destacam a importância do acolhimento e da construção de afetos de reciprocidade e reconhecimento mútuo como elementos que fortalecem os laços comunitários e promovem a construção de identidades únicas na noite de Quarta de Cinzas, em Olinda. A pesquisa argumenta, que a pedagogia da festa, no Encontro de Bois, manifesta sua dimensão educativa por meio de rituais, performances e interações sociais; e assim, esta festa popular se torna um espaço de celebração de encontros de troca e aprendizado, onde as pessoas participantes exprimem valores, desenvolvem habilidades e constroem um senso de pertencimento.