O LUGAR DO MANGÁ NA (DES)CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TORNO DA SURDEZ
Representações; Surdez; Estereótipos; Mangá; Pedagogias Culturais.
Esta pesquisa em andamento investigará as representações da surdez e da identidade surda nos
mangás A Voz do Silêncio (2020) e Um Sinal de Afeto (2024), com o objetivo de analisar
como esses mangás podem contribuir para a construção ou desconstrução de estereótipos
sobre a surdez. A partir da perspectiva das Pedagogias Culturais, consideramos o mangá como
um lugar de aprendizagem a partir de Ellsworth (2005). O estudo também explorará as
percepções de leitores ouvintes e surdos sobre as representações presentes nos mangás
indicados, investigando o seu papel na educação. Utilizamos os conceitos de identidade,
representação e estereotipagem com base em Hall (2016; 2019), o conceito de ouvintismo de
Skliar (2016) e a cultura surda segundo Strobel (2008) e Perlin (2016). Além disso,
discutimos a difusão do mangá contemporâneo e suas características com os referenciais de
Johnson-Woods (2010), Braga Jr. (2012) e Luyten (2012), bem como o poder dos quadrinhos
na educação, com base em Paiva (2017) e Santos & Vergueiro (2012). A pesquisa adota uma
abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa de campo e documental.