PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: (81) 9811-72727

Banca de QUALIFICAÇÃO: THECIA KAROLINA SOUZA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THECIA KAROLINA SOUZA DE CARVALHO
DATA : 26/02/2025
LOCAL: SALA D07 - 14h
TÍTULO:

O LUGAR DO MANGÁ NA (DES)CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TORNO DA SURDEZ


PALAVRAS-CHAVES:

Representações; Surdez; Estereótipos; Mangá; Pedagogias Culturais.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Esta pesquisa em andamento investigará as representações da surdez e da identidade surda nos
mangás A Voz do Silêncio (2020) e Um Sinal de Afeto (2024), com o objetivo de analisar
como esses mangás podem contribuir para a construção ou desconstrução de estereótipos
sobre a surdez. A partir da perspectiva das Pedagogias Culturais, consideramos o mangá como
um lugar de aprendizagem a partir de Ellsworth (2005). O estudo também explorará as
percepções de leitores ouvintes e surdos sobre as representações presentes nos mangás
indicados, investigando o seu papel na educação. Utilizamos os conceitos de identidade,
representação e estereotipagem com base em Hall (2016; 2019), o conceito de ouvintismo de
Skliar (2016) e a cultura surda segundo Strobel (2008) e Perlin (2016). Além disso,
discutimos a difusão do mangá contemporâneo e suas características com os referenciais de
Johnson-Woods (2010), Braga Jr. (2012) e Luyten (2012), bem como o poder dos quadrinhos
na educação, com base em Paiva (2017) e Santos & Vergueiro (2012). A pesquisa adota uma
abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa de campo e documental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMARO XAVIER BRAGA JUNIOR - UFAL
Externa à Instituição - ANA PAULA ABRAHAMIAN DE SOUZA - UFRPE
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Presidente - ***.955.848-** - FABIO DA SILVA PAIVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 11:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05