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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ SIMÃO DE LIMA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ SIMÃO DE LIMA NETO
DATA : 11/03/2025
LOCAL: Remota - 14h30
TÍTULO:

JURGEN HABERMAS E PAULO FREIRE: UMA PRÁXIS DEMOCRÁTICA E RECONSTRUTIVA PARA UM FAZER PEGAGÓGICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Agir comunicativo; Filosofia.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente Trabalho tem como tema "Jürgen Habermas e Paulo Freire: Uma Práxis Democrática e
Reconstrutiva para um Fazer Pedagógico". O objetivo central é reconhecer o fenômeno educativo como
um processo essencialmente discursivo e interacional, especulando sobre as possibilidades de uma
prática docente que oriente os sujeitos envolvidos na construção e reconstrução da democracia
comunicativa. Neste contexto, a pesquisa está pautada na pergunta: "É possível agir
comunicativamente e democraticamente, em face à ausência de uma relação filosófico-crítica na
educação?" A investigação se propõe a explorar as teorias de Jürgen Habermas, com seu enfoque na
ação comunicativa, e Paulo Freire, com sua pedagogia crítica, para entender como esses conceitos
podem ser aplicados no ambiente educacional contemporâneo. Serão analisadas as convergências entre
as abordagens dos dois pensadores, especialmente no que concerne à prática educativa que promove a
participação ativa dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem. A intenção é demonstrar que uma
educação voltada para o diálogo crítico pode contribuir significativamente para a formação de cidadãos
conscientes e capazes de atuar democraticamente em sociedade. A metodologia adotada inclui revisão
bibliográfica das obras principais dos autores mencionados, além de estudos empíricos que ilustram
práticas pedagógicas baseadas nos princípios da comunicação democrática. Espera-se que os resultados
possam oferecer subsídios teóricos e práticos para educadores interessados em implementar uma práxis
pedagógica transformadora. Por fim, este trabalho visa contribuir para o debate acadêmico sobre a
importância da filosofia crítica na educação e suas implicações para a promoção de uma sociedade
mais justa e democrática.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
Presidente - 1132320 - FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
Externo ao Programa - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS - null
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 17:11
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