PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: ANDERSON MORAES PIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON MORAES PIRES
DATA : 31/01/2025
HORA: 14:30
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

O MUNDO COMEÇA NO RECIFE: (des)construções curriculares e processos de subjetivação no Vale das Ninfas


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; teoria do discurso; cidades; subjetividades, gênero, sexualidades.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Esse estudo se debruça sobre o Vale das Ninfas, região no centro da cidade do Recife-PE ocupada em boa parte por pessoas LGBTQIA+. Um espaço-tempo cultural privilegiado para redes de amizade, alianças estratégicas e articulação política, em que interagem e se mesclam discursos tecnológicos, religiosos, de Estado e do mercado. Com foco em ranhuras contemporâneas, como as políticas antigênero fortalecidas pelos movimentos neoconservadores, dialogamos sobre os modos de constituição do Vale das Ninfas como um currículo da e para a cidade que tem participado de processos de subjetivação de sujeitos LGBTQIA+. Entre os flertes que brotaram nos gestos e movimentos investigativos, assumimos um breve compromisso com a etnografia educacional pós-estruturalista e com estratégias e recursos conceituais da Escola Francesa de Análise do Discurso em diálogo com a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe para investigar o currículo do Vale das Ninfas e as dinâmicas de subjetivação forjadas nele e a partir dele. Essa proposição relacional foi uma aposta em agenciamentos produzidos nos encontros porque tivemos a intenção de nos envolver em questões e cenários que provocassem reflexões e debates sobre as práticas curriculares, mesmo sabendo que não alcançaríamos uma completude plena. Os discursos que encontramos, criamos e, de alguma forma, perdermos entre os demais são, sem dúvidas, formações específicas e parciais, com fronteiras pouco definidas que se inserem em campos discursivos amplamente interativos, abertos e instáveis. Conversamos, portanto, sobre os processos de significação do mundo e dos sujeitos promovidos por práticas formativas que se irradiam por todos os cantos da vida – música, dança, festa, brincadeiras, conversas, encontros – superando a ideia de educação como mero processo de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331197 - ANNA LUIZA ARAUJO RAMOS MARTINS DE OLIVEIRA
Interno - ***.711.474-** - ROBSON GUEDES DA SILVA - UFPE
Externo à Instituição - THIAGO RANNIERY MOREIRA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/01/2025 11:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10