PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: JULY RIANNA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULY RIANNA DE MELO
DATA : 17/12/2024
HORA: 13:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: VESTÍGIOS DE PRÁTICAS DE ENSINO EM CADERNOS ESCOLARES DO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

cadernos escolares; práticas de ensino; alfabetização; letramento; Educação Infantil e Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 365
RESUMO:

No contexto brasileiro, ainda que existam numerosas investigações voltadas às práticas de alfabetização e de letramento, os cadernos escolares são raramente tomados nelas como fontes de investigação, especialmente considerando duas etapas de escolarização e diferentes redes de ensino. Esta tese tem o objetivo geral de investigar indícios de práticas de ensino relativas à alfabetização e ao letramento, materializadas nos cadernos escolares de crianças do último ano da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental de instituições das redes pública e privada. Para alcançar tal propósito, esta investigação foi conduzida por meio de um triplo movimento metodológico de: composição, decomposição e recomposição. Inicialmente, procedemos à composição do corpus por meio da localização dos cadernos escolares, em um processo que Carlo Ginzburg (2007) descreveu como uma verdadeira “caça” por fontes. Ao todo, foram reunidos 88 cadernos, utilizados no período de 2013 a 2019, em escolas de sete distintas cidades do Vale do Ipojuca, uma das microrregiões do agreste pernambucano. Em seguida, ao decompor esses materiais, procuramos apreender as dimensões contextuais, paratextuais e composicionais que lhes conferiam significação. Finalmente, na etapa de recomposição, os cadernos foram submetidos a análises de corte transversal e longitudinal, com abordagens quantitativa e qualitativa, com apoio da análise de conteúdo (Bardin, 2016). Essa etapa culminou na construção de quatro estudos distintos. No primeiro estudo, de natureza transversal, analisamos a frequência dos eixos de ensino de alfabetização e de letramento presentes em 59 cadernos. Observamos que os cadernos da rede privada apresentavam uma frequência mais alta de enunciados relativos à alfabetização e ao letramento, em comparação com os da rede pública. No que concerne às etapas de escolarização, no 1º ano, a média de enunciados, vinculados aos eixos investigados, foi, em geral, superior à constatada no “Pré II”. No entanto, não foi possível afirmar que a rede de ensino e a etapa de escolarização, por si só, tenham sido fatores preditores dessa diferenciação. Concluímos este estudo evidenciando que o eixo da apropriação do sistema de escrita alfabética foi, sobremaneira, privilegiado nos cadernos das duas etapas de escolarização e redes de ensino. No segundo estudo, de caráter longitudinal – assim como o terceiro e quarto –, investigamos, quantitativa e qualitativamente, as unidades e as habilidades linguísticas, ligadas à alfabetização e ao letramento, que foram preconizadas em enunciados das tarefas destinados a seis diferentes crianças que possuíam cadernos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, mas foram acompanhadas por professoras diferentes em cada etapa de escolarização. Averiguamos, nos 17 cadernos examinados nesse estudo, que as unidades “letra” e “texto” contemplaram uma maior diversidade de habilidades linguísticas, enquanto a unidade “palavra” concentrou o maior número de enunciados. Os resultados indicaram, também, que, das 76 habilidades linguísticas mapeadas, 47 foram comuns a ambas as etapas, enquanto 11 eram exclusivas do “Pré II” e 18 exclusivas do 1º ano. No terceiro estudo, investigamos os princípios orientadores das práticas de ensino de alfabetização e de letramento, de uma mesma professora, desde o último ano da Educação Infantil até o final do 1º ano do Ensino Fundamental. Por meio do exame de quatro cadernos, identificamos enunciados relacionados à leitura e à escrita, fundamentados nos princípios da reprodução gráfica e sonora, no reconhecimento visual, na reflexão sobre estruturas sonoras da língua e na representação gráfica, bem como na composição e na produção. No quarto e último estudo, analisamos continuidades e mudanças nas tarefas de alfabetização e de letramento, propostas por duas professoras, ao longo de quatro anos letivos (2014, 2017, 2018 e 2019), em uma escola da rede privada. Constatamos que a permanência de determinadas tarefas escolares não representava, necessariamente, resistência à mudança, mas parecia constituir condição fundamental para que ela se efetivasse nas práticas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA
Interno - 1132499 - ARTUR GOMES DE MORAIS
Interna - 1134526 - ELIANA BORGES CORREIA DE ALBUQUERQUE
Externa à Instituição - ELIANE TERESINHA PERES - UFPel
Externa à Instituição - SOLANGE ALVES DE OLIVEIRA MENDES - UnB
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 16:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07