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Banca de DEFESA: FELIPE DE SOUSA CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE DE SOUSA CHAVES
DATA : 26/08/2024
HORA: 15:30
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

A argumentação em círculos de leitura com crianças: uma proposta didática para uma linguagem em construção


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação, círculos de leitura, mediação, formação leitora


PÁGINAS: 148
RESUMO:

O presente estudo investiga a condução dos círculos de leitura literária enquanto estratégia didática para o ensino da argumentação com crianças do Ensino Fundamental, tendo como premissa principal o potencial argumentativo da literatura. Assim, buscamos analisar se e como a polissemia característica da linguagem literária pode contribuir para o surgimento da argumentação tendo como objetivos específicos: (I) analisar a potencialidade argumentativa do círculo de leitura literária com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental; (II) discutir o papel do mediador na condução dos círculos de leitura, visando promover a argumentação; e (III) refletir, uma vez detectada a presença da argumentação nos círculos de leitura, o papel que livros de literatura infantil podem ter como objeto de reflexão comum e de produção e confronto de pontos de vista. O estudo foi realizado com dois grupos de quatro crianças na biblioteca de uma escola municipal do Recife. Em cada grupo, foram realizados círculos de leitura, tal como proposto por Cosson (2016), em que livros de literatura infantil são tomados como objetos de conversa e reflexão. Os livros foram previamente escolhidos pelos participantes de cada grupo e os círculos de leitura foram conduzidos pelo pesquisador, sendo audiogravados e, posteriormente, transcritos. A análise dos dados foi dividida em dois momentos. Inicialmente, buscamos identificar a presença de elementos que constituem a argumentação na fala das crianças (argumento, contra-argumento e resposta), e a partir deles a potencialidade argumentativa dos círculos de leitura. No segundo momento, analisamos a atuação do mediador na condução dos círculos de leitura, visando ao desenvolvimento da argumentação junto às crianças. Nos dois casos, utilizamos como referencial estudos realizados por Leitão (2000a; 2001; 2011), nos quais são apresentados os componentes da argumentação, bem como as ações verbais que, segundo a autora, facilitariam o seu surgimento. A análise dos resultados da pesquisa reforçou a potencialidade argumentativa do círculo de leitura literária, resultado tanto da atuação do mediador quanto de características da literatura que atuaram como facilitadoras da polêmica. Com base nessa análise e inspirados nos componentes da argumentação científica, propostos por Chion et al (2005), indicamos ainda quatro elementos que caracterizam a argumentação no campo da literatura, a saber: o componente (I) temático, (II) pragmático ficcional (ou contextual interno), (III) relacional lógico e (IV) retórico. Por fim, concluímos que os dados produzidos na presente pesquisa situam a literatura como um terreno fértil para atividades de desenvolvimento da argumentação e apontam a argumentação como um instrumento importante no processo de formação de leitores literários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134365 - ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDAO
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Externo à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 01/08/2024 14:10
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