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Banca de DEFESA: ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON ALMEIDA MONTEIRO DE FARIAS
DATA : 19/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Análise de uma Intervenção Pedagógica à Luz da Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Reações Químicas de Precipitação


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica e Tecnológica; Teoria de Galperin; Formação das Ações Mentais; Reação de Precipitação; Intervenção Didática.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa analisa as contribuições e limitações da Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de P. Ya. Galperin no processo de Alfabetização Científica e Tecnológica, com foco na temática da Reação de Precipitação. O objetivo é examinar as contribuições da teoria de Galperin no desenvolvimento da Alfabetização Científica e Tecnológica por meio de atividades teóricas relacionadas à Reação Química de Precipitação. A dissertação apresenta uma fundamentação teórica sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto brasileiro, destacando duas novas concepções: i) parâmetros para o desenvolvimento de conceitos científicos e ii) a ausência de contextos que envolvem a tecnologia em sua definição social, científica e sociocientífica. A pesquisa detalha a Teoria da Formação das Ações Mentais e de Conceitos de Galperin, que propõe etapas para a internalização de conteúdos, baseadas nas teorias de Leontiev e Vygotsky. A metodologia adotada é a de Intervenção Didática, apresentando os impactos dos instrumentos de coleta de dados e uma análise da própria intervenção, que representa o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação para identificar características de uma Reação Química de Precipitação. A discussão é dividida em duas partes: os efeitos da intervenção pedagógica e a descrição detalhada da intervenção. Nos resultados, destacam-se as concepções na Teoria de Galperin, incluindo a importância de contextos tecnológicos no desenvolvimento de conceitos científicos e a relevância da prática experimental no processo de aprendizagem. Além disso, é ressaltada a presença da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) prática em todas as atividades propostas para o desenvolvimento das etapas de assimilação, enquanto a ACT cívica e cultural foi identificada como ausente, sugerindo áreas para pesquisas futuras. Conclui-se que a intervenção pedagógica baseada na teoria de Galperin proporciona uma compreensão aprofundada dos conceitos científicos e tecnológicos, com ênfase na prática experimental.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA - UFRN
Presidente - 1080998 - PETRONILDO BEZERRA DA SILVA
Externa à Instituição - RUTH DO NASCIMENTO FIRME
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 10:32
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