POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: um estudo sobre sua efetividade em comunidade quilombola de Pernambuco
política pública; educação em saúde; comunidade quilombola.
Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade Federal de Pernambuco, voltou o olhar para as políticas públicas de educação em saúde em comunidade quilombola no estado de Pernambuco, tendo como objetivo geral identificar a(s) política(s) pública(s) de educação em saúde e suas ações em comunidades quilombolas no estado de Pernambuco. Em relação à metodologia, desenvolvemos um estudo de cunho qualitativo na comunidade quilombola de Onze Negras, no Cabo de Santo Agostinho, onde realizamos uma pesquisa de campo. Além disso, considerando a entrevista como um instrumento de coleta de dados, entrevistamos a liderança da comunidade, um profissional da saúde e um profissional da educação. Realizamos a análise dos dados por meio do Software Iramutec, utilizando a Análise de Conteúdo, de Bardin. No que se refere aos resultados encontrados, eles apontaram para problemas na operacionalização das políticas públicas de educação em saúde.. Além disso, os resultados evidenciaram práticas tradicionais de educação em saúde, bem como possibilitaram o entendimento de como funcionam as políticas públicas de educação em saúde que atendem a comunidade supracitada. Em outras palavras, a comunidade quilombola de Onze Negras tem muitas dificuldades com a implementação de políticas públicas de educação em saúde, mas o respeito às práticas tradicionais e o diálogo com as políticas públicas na comunidade se fizeram presentes.