Histórias de vidas de estudantes pernambucanos sobre as experiências de mobilidade acadêmica internacional, do programa ganhe o mundo (2012-2022), da rede pública de ensino.
mobilidade acadêmica; histórias de vidas; sociologia figuracional; retrato sociológico; análise de redes
A experiência de mobilidade acadêmica dos estudantes do Ensino Médio do Programa Ganhe o Mundo em Pernambuco (2012-2022) é uma tese que apresenta aspectos distintos de outras pesquisas pelo ineditismo e inovação em seu desenvolvimento. O PGM enviou oito mil quatro centos e noventa e sete estudantes para onze ((EUA, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha, Alemanha e Inglaterra). Até o momento existem lacunas sobre os possíveis resultados desta experiência internacional na vida dos discentes. A nossa inquietação se inscreve não somente pelo fato de que não há estudos acadêmicos que analisem o impacto deste programa na vida dos estudantes pernambucanos, mas, se propõe em analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. O questionamento investigativo tem como foco as seguintes proposições: em que medida a experiência de intercâmbio contribuiu para o desenvolvimento de disposições dos estudantes e fomentou estratégias identitárias apreendidas? Será que visualizamos, na experiência de intercâmbio, indícios da relação de poder entre estabelecidos (residentes no país) e outsiders (alunos PGM) com implicações para o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes? A pesquisa foi estruturada de acordo com o objetivo geral que consistiu em analisar o processo de estabelecimento construído na relação dos estudantes intercambistas no país estrangeiro com a configuração familiar e escolar. No intuito de aprofundar o estudo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: compreender a trajetória de vida dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica; identificar as redes de interdependência estabelecidas entre os estudantes intercambistas e entender as táticas adotadas dos estudantes para manter-se no intercâmbio consoante à relação estabelecidos e outsiders. A fundamentação teórica se fundamentou nos pressupostos teóricos de Norbert Elias e Bernard Lahire que são distantes no tempo histórico, contudo, se aproximam em reflexões sociológicas. Como metodologia adotamos a história oral de vida que resultou em dez retratos sociológicos dos estudantes pós intercambistas do PGM. Para aprofundamento utilizamos a análise de redes para mapear a interdependência entre eles e demais atores envolvidos na história de suas vidas. Como resultado de nossa pesquisa identificamos de que a experiência de mobilidade promovida pelo PGM contribuiu de forma significativa para a vida dos estudantes, influenciando as diversas dimensões de seu desenvolvimento biopsicossocial, resultando em mudanças na forma de ver, sentir e agir, diante da vida. A descrição narrativa das trajetórias dos estudantes do nascimento até a experiência atual, sendo interceptados pela experiência de intercâmbio, possibilitou a construção de suas histórias de vida através de memórias, com a verificação de redes interdependentes de suporte emocional e social que minimizaram as dificuldades da experiência e choque cultural. As táticas adotadas pelos estudantes ao longo da experiência de intercâmbio foram as mais diversas e demonstraram a capacidade que os indivíduos têm de superação e ressignificação. A relação estabelecidos-outsiders que foi caracterizada pela maioria dos estudantes não impediu nenhuma ação dos estudantes que superaram todos os momentos de desconforto causados na mudança de vida.