Política Educação em Saúde e Gênero na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco
Educação em Saúde. Educação. Gênero. Núcleo de gênero. Núcleo de estudo de gênero
A discussão aqui apresentada permeia o universo das Políticas Públicas que são definidas por muitos autores como o “Estado em ação”. Dentro desse universo de direitos, deveres, interesses e omissões que permeiam esse direito social, volta seu olhar para uma política de Educação em Saúde, entendendo que a Política aqui avaliada, os “Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher” – os NeGs, se situa na intercessão desses dois campos de ação do Estado, a Saúde e a Educação. Campos de ação que possuem laços, que se cruzam não só na política estudada, mas em toda e qualquer proposta de política que se disponha a contribuir na construir de uma sociedade mais igual, justa, que promova desenvolvimento social. Política idealizada e implementada em um momento de abertura política brasileira que decorreu das lutas sociais, sindicais e feministas base para a Constituição de 1988, agora enfrenta um do fanatismo religioso da bancada evangélica na esfera local e nacional, em uma escola já precarizada pela ideia de condução de uma educação voltada para os desejos e necessidades do mercado através da concepção da “Nova gestão Pública”. Entendendo que a parceria entre a SecMulher-PE e a SEE vem desenvolvendo uma política que pode ser considerada como uma espécie de resistência frente a conjuntura política brasileira que se apresenta desde o ano de 2016 e que coloca a escola em um ponto central dessa discussão, constrói-se a problemática: como se dá as dinâmicas sociais, institucionais e conceituais da Política NeGs na Secretaria de Educação do Estado de PE? O caminho escolhido para o percurso metodológico foi conduzido por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como instrumento de coleta de dados empíricos a análise documental dos documentos que regem a política e entrevistas semiestruturada com 5 atores elencados entre professores e gestores das secretarias envolvidas. Para o tratamento dos dados foi utilizado o software livre IRAMUTEQ, que viabiliza diferentes tipos de análise de dados textuais realizada com base em um corpus textual construído pelo pesquisador e que expressa os resultados da análise por meio de listas e quadros que utilizando-se as etapas da análise de conteúdo segundo Laurence Bardin, possibilitam captar esse sentido simbólico, essa mensagem e a realidade na qual se insere as falas dos sujeitos e os documentos encontrados, contribuindo para seu desvendar crítico. Como resultado, foi possível perceber que, embora não tenham peso de Lei, a política é resultado de uma correlação de forças estabelecidas entre a sociedade civil e a sociedade política, sendo possível mantê-la ativa mesmo diante dos ataques da ala conservadora da política e da sociedade e da tentativa de esvaziamento realizada pela nova Gestão Estadual. O NeG, então é apontado como um foco de resistência dentro de uma educação neoliberal, gerencialista, tecnicista e meritocrática presente no estado, mas que demostra um contrassenso a partir de um mergulho nessa realidade.