PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Téléphone/Extension: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: MARCELO FERNANDES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO FERNANDES DE ARAUJO
DATA : 10/08/2026
HORA: 09:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONHECIMENTOS SOBRE REGULARIDADES E IRREGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO PORTUGUÊS REVELADOS POR ALUNOS DO 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

ortografia; ensino fundamental, rendimento ortográfico


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O presente estudo objetivou analisar os conhecimentos sobre as regularidades e irregularidades ortográficas do português evidenciados por estudantes concluintes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental. Para tanto, buscamos mapear as principais dificuldades relacionadas às regularidades e irregularidades ortográficas, analisar a relação entre o desempenho ortográfico e o tempo de escolarização e comparar o desempenho dos estudantes em textos ditados e textos autorais. Do ponto de vista teórico, assumimos que a ortografia constitui-se como uma norma arbitrária e socialmente convencionada, criada para regular a escrita das palavras de uma língua, organizando-se em regularidades, orientadas por princípios gerativos passíveis de generalização, e irregularidades, cuja aprendizagem depende da memorização, em razão de sua relação com a etimologia e a tradição de uso. Metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, articulando análises estatísticas e textuais. Os dados foram coletados através da aplicação de um texto ditado e da produção de um texto autoral por estudantes concluintes do 5º e do 9º anos de duas escolas públicas localizadas em áreas periféricas dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Recife (PE). Os resultados evidenciaram, para os dois grupos, maior domínio das regularidades contextuais, seguidas das irregularidades, enquanto as regularidades morfológicas constituíram a principal fonte de dificuldade. Além disso, de modo geral, o avanço da escolarização não se traduziu em diferenças estatisticamente significativas no desempenho ortográfico dos estudantes, evidenciando a persistência de padrões de erro semelhantes entre os grupos. Em relação aos instrumentos, verificamos que o ditado possibilitou um diagnóstico mais sistemático das correspondências ortográficas investigadas, ao passo que o texto autoral foi mais influenciado pelas escolhas vocabulares e pelas demandas textuais e discursivas da escrita. Assim, os dois instrumentos mostraram-se complementares na avaliação do rendimento ortográfico dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2364398 - ALEXSANDRO DA SILVA - nullInterna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Presidente - 1132499 - ARTUR GOMES DE MORAIS
Notícia cadastrada em: 14/07/2026 15:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02