“O indicador melhorou!”:um estudo sobre as repercussoes da implementacao da Nova Gestao Publica no trabalho docente em Pernambuco
valorização docente, nova gestão pública, educação
Com base em seu direcionamento, apresento uma nova versão do resumo, focada na análise dos efeitos da Nova Gestão Pública sobre o trabalho docente e o processo de precarização: Este estudo analisa as repercussões da implementação da Nova Gestão Pública (NGP) no trabalho de docentes do ensino médio da rede estadual de Pernambuco, durante as gestões do Partido Socialista Brasileiro (2007-2023). A pesquisa parte da hipótese de que a qualidade educacional buscada pelo estado, focada na gestão por resultados, revela um processo inversamente proporcional: enquanto os indicadores de fluxo escolar e de desempenho dos estudantes melhoraram significativamente, os indicadores relativos às condições de trabalho docente apontam para um movimento de crescente precarização.O objetivo é analisar como o arcabouço de políticas da NGP, como a bonificação por desempenho e a cultura de avaliação em larga escala, impactou as condições de trabalho dos professores, evidenciando que a priorização de métricas institucionais ocorreu em detrimento da valorização docente.Para isso, a pesquisa utiliza uma abordagem mista, que combina a análise documental do aparato jurídico-normativo com a análise estatística de dados secundários do Censo Escolar (INEP). Os resultados buscam demonstrar como a melhoria nos índices de aprovação e do IDEB coexistiu com o aumento de contratos temporários e a inadequação da formação docente à disciplina lecionada, questionando a sustentabilidade e as contradições do "sucesso" educacional de Pernambuco.