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Banca de DEFESA: ADRIANA PATRÍCIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA PATRÍCIA DA SILVA
DATA : 04/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

REPERCUSSOES DO PLANO ESTADUAL DE EDUCACAO - PEE/PE (2015-2025) NO PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ESTUDANTES SURDOSMATRICULADOS EM ESCOLAS ESTADUAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Atendimento educacional especializado; Educação inclusiva; Educação de Surdos; Políticas educacionais.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Esta dissertação analisa as repercussões do Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE/PE – 2015-2025) no processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em escolas da rede estadual de ensino, com foco na realidade da Mata Sul do estado. Partindo do pressuposto de que a efetivação de uma educação bilíngue e inclusiva para Surdos depende da articulação entre políticas públicas e práticas escolares, a pesquisa teve como objetivo geral Analisar as repercussões do PEE/PE (2015-2025) no processo de escolarização de estudantes Surdos matriculados em escolas estaduais de Pernambuco.. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a análise documental e a visita in locus, por meio de observações e relatos de experiências em três unidades escolares. Os resultados revelam avanços importantes, especialmente nas iniciativas protagonizadas por intérpretes de Libras, que desempenham um papel estratégico na mediação pedagógica, na articulação entre escola e comunidade e na promoção do protagonismo dos estudantes Surdos. Observou-se também a realização de práticas inclusivas como sinalização bilíngue dos espaços escolares, projetos interdisciplinares e inserção em eventos e formações externas. No entanto, persistem desafios estruturais, como a ausência de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em algumas unidades e a falta de sistematização de ações voltadas à educação bilíngue. A análise final indica que, apesar das lacunas entre o previsto no PEE/PE e a prática local, há experiências exitosas que apontam caminhos possíveis para o fortalecimento da educação de Surdos. A valorização da Libras, o compromisso de profissionais da inclusão e a articulação entre políticas e práticas escolares são elementos fundamentais para garantir o direito à educação plena e equitativa para os estudantes Surdos. Este trabalho contribui com o debate sobre políticas educacionais inclusivas, reforçando a importância da escuta, do protagonismo e do reconhecimento da diversidade linguística na formulação e implementação das políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2517180 - EDSON FRANCISCO DE ANDRADE
Interno - 2147781 - ERNANI NUNES RIBEIRO
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA - null
Notícia cadastrada em: 05/08/2025 12:57
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