Entre Regras e Estrategias: A Multirregulacao da Curricularizacao da Extensao Universitaria na UFPE
Política Educacional. Multirregulação. Extensão Universitária. Curricularização da Extensão Universitária. Universidade Federal de Pernambuco
A presente tese aborda o processo de construção e implementação da política de curricularização da extensão universitária na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fundamentada nos aportes teóricos de Barroso (2005, 2006, 2013, 2018), especialmente no conceito de multirregulação das políticas públicas, com base nos níveis de regulação nacional e de microrregulação local, a pesquisa evidencia como diferentes dispositivos legais, institucionais e práticos interagem e tensionam a inserção da extensão como dimensão formativa nos currículos dos cursos de graduação. A pesquisa se propõe a investigar a trajetória da extensão universitária no Brasil e na UFPE, identificando os elementos que sustentam sua marginalização histórica no interior da universidade e os movimentos de ressignificação contemporâneos. O trabalho parte da hipótese de que a política de curricularização da extensão resulta da convergência entre dispositivos legais nacionais — como a Resolução CNE/CES nº 7/2018 — e estratégias institucionais locais, que se materializam em normativos como o PEI 2013 - 2027, o PDI 2014 - 2018, o PDI 2019 - 2023, a Resolução UFPE nº 09/2017, posteriormente revogada e atualizada pela Resolução UFPE nº 31/2022 e pela Resolução nº 28/2023. Metodologicamente, a pesquisa combinou a análise documental dos normativos já citados com as entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos atores institucionais envolvidos no processo de curricularização da extensão. Os resultados apontam que a implementação da curricularização na UFPE ocorre de modo fragmentado, com disputas conceituais sobre o papel da extensão e resistências à sua inserção nos curso de graduação, sobretudo em áreas tradicionalmente mais afastadas da prática extensionista ou ainda onde a pesquisa é mais valorizada institucionalmente e entre os pares. A análise aponta para a ausência de articulação efetiva entre as pró-reitorias envolvidas no processo — Prograd e Proexc — e aponta que, apesar do avanço normativo, persistem lacunas no acompanhamento, na avaliação e na formação docente para a extensão universitária. A pesquisa demonstra que a curricularização da extensão, ao ser tratada de modo predominantemente procedimental,enquanto elemento técnico-burocrático, corre o risco de esvaziar seu potencial formativo e transformador, tornando-se um instrumento de cumprimento formal de exigência legal.