O SER PROFESSOR DE PESSOA PRIVADA DE LIBERDADE: UM ESTUDO A PARTIR DAS EXPERIENCIAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL JUIZ ANTONIO LUIS LINS BARROS
Educação no âmbito prisional. Professores de Pessoas Privadas de Liberdade. Saberes experienciais docentes.
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação
da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada à linha de formação de
professores e práticas pedagógicas. Aborda sobre as Experiências dos professores
que lecionam para Pessoas Privadas de Liberdade, na modalidade de ensino da
Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma Escola Estadual Pernambucana. O
referido estudo teve como objetivo compreender as experiências dos professores que
lecionam à Pessoas Privadas de Liberdade dessa escola. Para tanto, tivemos como
objetivos específicos identificar experiências dos professores que lecionam para
Pessoas Privadas de Liberdade e analisar os desafios e possibilidades vivenciadas
por esses docentes. O referencial teórico deste estudo tem como base a os saberes
docentes, com ênfase nos saberes experienciais, esta categoria é central nos estudos
de Tardif (2008). São os saberes construídos na e pela experiência cotidiana da
profissão. Eles são práticos, situados, tácitos e freqüentemente desenvolvidos por
meio da tentativa e erro, da reflexão sobre a ação e da interação com o ambiente
profissional. Acreditamos que esta investigação é importante, pois, pois nos
possibilitou o entendimento de como as experiências do objeto investigado é
compreendida e mobilizada nas práticas pedagógicas desses professores, gerando
condutas específicas e fortalecendo a atuação docente dentro do sistema prisional
Pernambucano. A metodologia é um estudo de caso. Com relação aos processos de
coleta dos dados desta pesquisa, estes procedimentos foram efetuados a partir das
técnicas de aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas
(RICHARDSON, 2009). A interpretação dos dados coletados foi desenvolvida com o
auxílio da tecnologia da informação, as (TIC ́s). Cada vez mais presentes nas
pesquisas acadêmicas (QUEIROZ, 2025).
Com o uso do software Mentimeter geramos uma nuvem de palavras que nos
permitiu identificar o núcleo de sentidos e de significados, que compõem uma
comunicação. Após o conhecimento das informações contidas nos questionários,
seguimos com a organização de eixos, categorias e subcategorias. Os resultados
encontrados evidenciaram a existência de pontos fortemente presentes na prática
pedagógica dos professores que lecionam para pessoas privadas de liberdade no
Estado de Pernambuco, como: desafio, transformação, melhoria, insegurança,
valores, adaptação, entre outros. Por fim, considera-se que as experiências dos
docentes que lecionam no âmbito prisional de Pernambuco, contribuem para o
aprimoramento das práticas pedagógicas inseridas dentro desse contexto, e
possibilita a mudança na vida dos apenados, diante do processo de ressocialização,
mas contanto também com o apoio dos órgãos competentes, na criação de políticas
públicas efetivas para essa realidade.