O estudo sobre as drogas no Sistema Nervoso: uma proposta de sequencia didatica com podcast como divulgacao cientifica no Ensino Fundamental.
Podcast. Ensino fundamental. Drogas. Sistema nervoso. Divulgação científica.
Este estudo investigou a utilização do podcast como ferramenta educativa para divulgar conhecimentos científicos sobre drogas e o sistema nervoso no Ensino Fundamental, especificamente no sexto ano. A pesquisa buscou compreender como estratégias de ensino inovadoras facilitam a aprendizagem de temas complexos e delicados, especialmente em comunidades vulneráveis onde o consumo de drogas é uma questão social premente. Adotou-se uma abordagem qualitativa baseada em sequência didática que envolveu produção de podcasts pelos alunos. A metodologia incluiu atividades de diagnóstico, elaboração de conteúdos, gravação e análise dos áudios produzidos, além da avaliação da mediação pedagógica na adaptação às realidades escolares. A análise de conteúdo permitiu compreender o conhecimento e as percepções dos estudantes sobre o tema. Um questionário inicial evidenciou lacunas na compreensão sobre drogas e sistema nervoso, reforçando a necessidade de ações pedagógicas específicas. A sequência didática mostrou-se eficaz ao promover uma aprendizagem contextualizada e interativa, com os alunos produzindo podcasts que explicaram os efeitos das drogas de forma acessível. A produção dos áudios favoreceu o protagonismo estudantil, potencializando a compreensão científica e o desenvolvimento de habilidades de expressão oral, escrita e comunicação digital. Apesar de desafios como indisciplina e distração, o professor incorporou atividades lúdicas e relatos de experiências para manter o engajamento, adaptando as estratégias às condições da sala de aula. A avaliação destacou que o uso do podcast ampliou a compreensão do tema, contribuiu para a desconstrução de preconceitos e estimulou o diálogo e a reflexão crítica sobre fatores sociais e de saúde. O estudo conclui que estratégias inovadoras como o podcast são fundamentais para a educação de temas sensíveis, tornando o aprendizado mais motivador, acessível e significativo, além de promover uma formação crítica e reflexiva adequada às diversidades socioeducativas.