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Banca de DEFESA: MARILLIA MARIA DOS SANTOS ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILLIA MARIA DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

O ENSINO DA LEITURA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANALISE DA PRATICA DOCENTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da leitura; Prática docente; Formação de leitores; Ensino fundamental.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo investigar a prática de um professor do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes/PE relacionada ao ensino da leitura em sala de aula. E considerando a leitura como uma ação social que está presente em diferentes atividades cotidianas, adotou-se a perspectiva sociodiscursiva e dialógica de linguagem (Bakhtin, 2006), pois compreende-se que a leitura se dá através de um processo de interação entre leitor e escritor através do texto escrito, já que considera-se, incontestavelmente, que o leitor é um sujeito ativo na construção de sentido para o texto lido. Dessa forma, o referencial teórico desta pesquisa utiliza autores que seguem essa perspectiva da linguagem no que se refere ao ensino da leitura, tais como Marcuschi (2020), Koch (2008), Orlandi (2006), Solé (2014) e Geraldi (2001). A metodologia dessa pesquisa é de natureza qualitativa, e foi desenvolvida através de um estudo de caso em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Jaboatão dos Guararapes. Os sujeitos dessa pesquisa foram o decente de Língua Portuguesa e os estudantes da turma do 6ª ano. Os instrumentos de coleta de dados foram compostos por 20 observações diretas e uma entrevista semiestruturada com o docente da turma, os quais foram analisados através da análise temática de Minayo (2013). Os resultados apontaram que a leitura esteve presente em 11 dos dias observados, sendo vivenciada através da realização de atividades que se dividiram em três tipos: atividades de compreensão; atividades de análise linguística e atividades de produção de texto. Os materiais de leitura, em sua maioria, foram fichas com texto e atividade impressa, ou escritos no quadro pelo docente. Os textos utilizados diversificaram entre os gêneros poema, gêneros narrativos, cordel e textos informativos. Observou-se que um número expressivo dos estudantes do 6º ano, cerca de metade da turma, não demonstrava interesse ou motivação pelas atividades de leitura e não realizavam atividades propostas pelo docente, fato que interfiria na dinâmica da sala de aula. Esses resultados evidenciaram que apesar de haver a exigência da formação de leitores, no 6º ano do ensino fundamental o ensino da leitura se torna uma prática desafiadora, ou até inexistente, pois a leitura deixa de ser objeto de ensino para ser instrumento didático para o desenvolvimento de outras atividades. Além disso, evidenciou-se que ensinar a ler está para além de ofertar textos para leitura e atividades de compreensão, é necessário planejamento, motivação e a mediação docente para que o estudante leitor amplie suas condições de leitura. Por fim, esse estudo ratifica a necessidade de que o ensino da leitura faça parte da prática docente em todo o percurso escolar dos 9 anos do ensino fundamental, para que haja uma efetiva continuidade na formação de leitores no ensino básico.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2331115 - ANA CLAUDIA RODRIGUES GONCALVES PESSOA
Presidente - ***.100.734-** - FABIOLA MONICA DA SILVA GONCALVES - UEPB
Externa ao Programa - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA - null
Notícia cadastrada em: 21/07/2025 11:41
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