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Banca de DEFESA: NATHALIA MARIA RODRIGUES AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALIA MARIA RODRIGUES AZEVEDO
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

GENERO E IDENTIDADES EM TEMPOS DE CRISE: RELATOS DE PROFESSORAS DE EDUCACAO FISICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO RECIFE DURANTE A PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física; pandemia; docência; gênero; ensino remoto; precarização.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

A presente dissertação investiga os impactos do ensino remoto emergencial no contexto da pandemia de COVID-19 sobre a docência em Educação Física, com especial atenção às professoras da rede pública de ensino. A partir de uma perspectiva crítica fundamentada na Análise do Discurso, em diálogo com Eni Orlandi e Judith Butler, analisa-se como a pandemia evidenciou e acentuou desigualdades históricas de gênero no trabalho docente. A pesquisa tem como lócus as experiências de mulheres professoras que, além de enfrentarem a adaptação forçada ao ensino remoto, sem a devida infraestrutura e formação tecnológica, foram também sobrecarregadas pelas demandas domésticas e familiares. Em um contexto de desvalorização da profissão docente, precarização das condições de trabalho e ausência de políticas públicas efetivas, a Educação Física, tradicionalmente ancorada em práticas corporais presenciais, foi especialmente desafiada a se reinventar. Os relatos analisados revelam como as docentes articularam suas trajetórias profissionais e subjetivas diante de múltiplas jornadas, em uma conjuntura que escancarou a divisão sexual do trabalho e os efeitos psicossociais da sobrecarga feminina. Ao dar visibilidade às narrativas dessas mulheres, esta pesquisa evidencia como a docência se configura em um campo de disputas simbólicas e materiais, sendo atravessada por marcadores sociais de diferença que impactam diretamente na vivência do trabalho educacional. Conclui-se que a pandemia não criou novas desigualdades, mas expôs e aprofundou as já existentes, sendo fundamental repensar políticas educacionais que considerem as interseccionalidades de gênero, classe e raça na valorização da educação pública e na promoção da justiça social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - IÊDO DE OLIVEIRA PAES - UFRPE
Externa à Instituição - PATRICIA FORTES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 17/07/2025 12:42
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