Educação, sustentabilidade e Inteligência Artificial: Os conceitos do chatbot ChatGPT sobre Desenvolvimento Sustentável
educação em ciências; inteligência artificial; educação sustentável; sustentabilidade.
As Inteligências Artificiais Generativas são sistemas de redes neurais complexas, capazes de desenvolver mídias textuais ou visuais a partir de prompts, comandos realizados pelo usuário. Essas IAs (Inteligências Artificiais) se diferenciam das utilizadas anteriormente por possuírem capacidade de gerar conteúdo a partir de uma biblioteca de conhecimentos inserida nele por seus desenvolvedores, além de ser capaz de buscar informações em tempo real na internet. Entende-se, portanto, que esses sistemas possuem vieses, e seus conceitos não são politicamente neutros, como muitos acreditam. Essa falsa neutralidade faz a população em geral acreditar que as IAs podem ser utilizadas sem o crivo humano, o que resulta em textos confusos, enviesados e avaliações sem fundamentação teórica. Levando em consideração essa falsa neutralidade, o presente trabalho visa avaliar os conceitos de sustentabilidade sustentados pela IAG (Inteligência Artificial Generativa) mais conhecida e popular atualmente: o ChatGPT, da empresa OpenAI, tendo como base os conceitos de sustentabilidade integrativa e humanizada, com o embasamento teórico de Ignacy Sachs. Entendendo que essas ferramentas acabam sendo utilizadas por estudantes como ferramenta de estudo e pesquisa, o trabalho busca compreender quais vieses podem aparecer dentro das respostas do ChatGPT a perguntas acerca da sustentabilidade, além de comparar as respostas do chatbot utilizando diferentes ambientes: uma versão paga, uma versão gratuita, e uma versão gratuita que sabe que está sendo avaliada par aum mestrado. Assim, este trabalho pode desenvolver insights sobre como lidar com a educação sustentável em uma realidade cada vez mais tomada pela tecnologia generativa.