Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos.
Violências e indisciplinas escolares; Normatização dos corpos; Controle e governo dos corpos femininos; Gestão escolar.
A escola se constitui em uma das primeiras redes sociais de crianças e
adolescentes, onde se deparam com pessoas, hábitos e formas de se relacionar
correspondentes ou não com as observadas no seio familiar, podendo gerar conflitos
relacionais em decorrência dessas diferenças. É também na escola onde se aprende as
normas de convivência de uma sociedade específica, visto que é um espelho da
sociedade na qual está inserida. Estas considerações suscitam diversos questionamentos,
mas elencamos como questão central da presente pesquisa a seguinte: como a
normatização de condutas com vistas a combater a indisciplina escolar contribui para a
impressão de um caráter de controle e disciplina sobre o corpo feminino, na rede
municipal de Riacho das Almas-PE? Com o objetivo geral de analisar como a
normatização de condutas em uma escola da rede municipal de ensino se caracteriza
como controle, governo e violência dos corpos femininos, desenvolveu-se uma pesquisa
que investiga a micropolítica escolar de um município do interior de Pernambuco, via
estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental, cujos dados foram
coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários e ex-alunos da
escola estudada, sobre os quais trabalhou-se na perspectiva da Análise de Conteúdo.
Tomou-se como categorias de análise: docilização e controle dos corpos; normas
escolares; violências e indisciplinas; gênero e gestão escolar. Os resultados revelam que
os agentes escolares confundem violências e indisciplinas e, na tentativa de evitá-las,
acabam por normatizar os corpos dos estudantes, sendo as meninas as mais atingidas no
processo.