PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Teléfono/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: DANIELLE DE FARIAS TAVARES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE DE FARIAS TAVARES FERREIRA
DATA : 26/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO: Uma análise a partir de práticas inclusivas do Instituto Federal de Pernambuco- IFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Educacionais. Desigualdades Acesso e Permanência na Educação. Ações Afirmativas. IFPE.


PÁGINAS: 205
RESUMO:

O presente trabalho insere-se no debate nacional sobre a política de ações afirmativas
direcionadas aos estudantes de instituições pertencentes à Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo da pesquisa foi investigar a política voltada
aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs), analisando sua materialização
no Instituto Federal do estado de Pernambuco. As categorias teóricas utilizadas na pesquisa -
quais sejam: ações afirmativas, acesso à educação, desigualdades sociais e diversidade - foram
tratadas a partir de revisão da literatura, privilegiando contribuições de autores vinculados a uma
perspectiva histórico-crítica. Como caminho metodológico, utilizou-se a abordagem qualitativa
integrada ao método de Análise Crítica do Discurso-ACD (Fairclough, 2001), em diálogo com
as formulações sobre os estudos de políticas educacionais de Stephen Ball, e de Mainardes e
Gandin (2013). Neste sentido, elementos da ACD em diálogo com elementos da abordagem do
ciclo das políticas e seus contextos, permitiram fundamentar o modelo tridimensional cíclico de
análise. Num plano mais geral, reconstruiu-se aspectos históricos tanto da origem e
desenvolvimento das ações afirmativas em nossa sociedade, como relativos aos IEFs, em
particular ao IFPE, procurando situar os contextos de influência que possibilitaram as ações
afirmativas mais recentes. De modo semelhante, procurou-se sistematizar a estrutura e dinâmica
da instituição em investigação, com vistas a apresentar o espaço de desenvolvimento da política.
A produção de dados empíricos envolveu a aplicação de questionários e a realização de
entrevistas semiestruturadas junto a sujeitos-agentes propositores e/ou executores das ações
afirmativas no âmbito do IFPE, e com estudantes beneficiários. Os trabalhos de campo envolveram também o levantamento e exame de documentos nacionais e os específicos do IFPE, que têm regulamentado e regulado as decisões e ações em foco. As análises realizadas, dentre

outras constatações, evidenciaram o pioneirismo do IFPE no sentido de que estabeleceu
programas e projetos mesmo antes das definições da política nacional, bem como a existência
de uma estrutura física e organizacional destinada à materialização das ações, ainda que sua
utilização apresente problemas, sobretudo em face da carência de pessoal e de problemas de
escassez de financiamento. Observou-se a tendência de se considerar quase que sinônimos as
ações afirmativas e as políticas de cotas voltados ao acesso dos estudantes à educação, apesar do
desenvolvimento de programas e projetos voltados à permanência. O exame dos discursos veio
indicando a necessidade de fortalecer as ações afirmativas, bem como sua definição no âmbito
da educação técnica e tecnológica, de modo a promover uma melhor compreensão sobre suas
finalidades e contribuições. Observou-se, ainda, a necessidade de se favorecer o
reconhecimento dos atores sociais envolvidos com a materialização das práticas inclusivas
dentro da instituição investigada, considerando que são eles os principais responsáveis pela
construção de uma educação sob um fazer coletivo, inclusivo, democrático e não menos
educativo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3331091 - ANA LUCIA FELIX DOS SANTOS
Externa à Instituição - BERNARDINA SANTOS ARAUJO DE SOUSA - IFPE
Presidente - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Interna - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03