AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO LIMOLAYGO TOYPE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ
Educação escolar indígena, Representações sociais, Limolaygo toype, Prática pedagógica.
A presente investigação desenvolveu-se no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada à linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Esta, versa sobre as Representações Sociais do Limolaygo Toype (Terra dos Ancestrais) compartilhadas por docentes indígenas do povo Xukuru do Ororubá. Localizados entre os municípios de Pesqueira e Poção, mesorregião do agreste pernambucano, os indígenas da etnia Xukuru do Ororubá configuram seu projeto de vida coletiva e princípios de formação das novas gerações amparados nas representações sociais do Limolaygo Toype. Isto posto, a referida pesquisa buscou enquanto objetivo geral identificar as representações sociais do Limolaygo Toype compartilhadas pelos docentes indígenas do Povo Xukuru do Ororubá e ancoradas em sua prática pedagógica. Como objetivos específicos, buscou-se (i) reconhecer o campo comum das representações sociais do Limolaygo Toype e (ii) examinar possíveis variações de posicionamento dos docentes xukurus atuantes na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em torno dos princípios organizadores das representações sociais do Limolaygo Toype. O referencial teórico-metodológico deste estudo tem como base a Teoria das Representações Sociais elaborada por Serge Moscovici (1961), a partir da abordagem Societal constituída pelo psicólogo Willem Doise (2002). Acreditamos que esta investigação foi de suma relevância, pois nos possibilitou compreender como a representação social do objeto investigado é compreendida e mobilizada nas práticas pedagógicas daqueles docentes, gerando condutas específicas e fortalecendo a identidade étnica. No tocante aos processos de coleta dos dados desta investigação, estes procedimentos foram efetuados a partir das técnicas de entrevistas semiestruturas e questionário por escala, conforme preza a abordagem societal. A interpretação dos dados coletados foi desenvolvida sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016), com base na modalidade de análise temática. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de consensos e variações nas representações sociais do Limolaygo Toype. Em relação ao campo comum, os dados coletados destacam que as representações sociais do Limolaygo Toype se ancoram em torno das categorias de territorialidade, identidade, ancestralidade, memória, coletividade, cosmogestão territorial e educação. Ao tratarmos sobre as variações evidenciou-se que estas organizam-se de forma polissêmica conforme a relação que os interlocutores nutrem com o objeto representado. Em suma, condira-se que a representação social do Limolaygo Toype faz parte de um metassistema que configura relações normativas que retroalimenta as crenças, ideários de vida e memórias coletivas. Diante disto, consideramos que a representação do Limolaygo Toype inspira e orienta práticas comunitárias tradicionais advindas de experiências ancestrais vividas dentro do território, por sua vez, torna-se um elemento central na constituição da identidade do professor e professora indígena Xukuru e um eixo orientativo da prática pedagógica destes.