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Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA DE MOURA CABRAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA CRISTINA DE MOURA CABRAL
DATA : 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

Atuações da Política de Gestão Escolar por Resultados em Pernambuco 


PALAVRAS-CHAVES:

Nova Gestão Pública. Rede Estadual de ensino de Pernambuco. Política de Gestão por Resultados. Teoria do Ciclo de Políticas. Teoria da Atuação Política. 


PÁGINAS: 187
RESUMO:

Esta tese de doutoramento buscou investigar a Política de Gestão Escolar por Resultados sob a égide da Nova Gestão Pública, atualmente em vigor na Rede Estadual de ensino de Pernambuco. Teve como objetivos : identificar e sistematizar quais são as concepções dos atores escolares sobre a atual Política de Gestão da rede estadual de ensino; analisar o que os profissionais da escola pensam sobre essa Política de Gestão e sua relação com a Nova Gestão Pública; compreender através da fala dos atores escolares: diretores (as), coordenadores (as), analistas educacionais e professores (as), quais os desdobramentos dessa Política no contexto da prática e como estes avaliam a política em questão. Dentre os campos teóricos abordados nesse estudo, podemos referenciar a temática da Racionalidade Neoliberal, Nova Gestão Pública, a compreensão das tecnologias políticas de gestão, tal como performatividade, accountability, regulação, destacando os mecanismos de responsabilização profissional, precarização do trabalho na escola, competitividade, busca por metas e resultados, Política de bonificação, dentre outros aspectos. A metodologia foi de natureza qualitativa, onde sua base epistemetodológica abarcou a Abordagem do Ciclo de Políticas (Ball, 1992) e a Teoria da Atuação Política (Ball, 2012; 2016) como campo teórico e analítico. O trabalho de campo, dimensão prática da pesquisa, foi realizado em 6 escolas estaduais, localizadas nos municípios de São Lourenço da Mata e Camaragibe, pertencentes a Gerência Regional de Educação - GRE Metropolitana Sul. No campo analítico, a composição do corpus de sujeitos da pesquisa se deu a partir da participação de diretores escolares, educadores de apoio (coordenadores pedagógicos), analistas educacionais e professores, a partir da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas para o levantamento dos dados e mapeamento do território em ação. Sobre os resultados, nosso estudo destaca que a Política Educacional pernambucana, mais especificamente a de Gestão Escolar, materializada no contexto do PMGP-PE/Metas para educação, está fundamentada nos princípios da Nova Gestão Pública – NGP, princípios esses de caráter hegemônico para o contexto supracitado. Assim sendo, no estado de Pernambuco temos um processo de modernização da gestão pública como condição sine qua non para suas práticas rotineiras. Muito embora a Política de Gestão Escolar, com base na regulação profissional, responsabilização e controle de metas e resultados seja cumprida e vivenciada, foi constatado que muitas são as críticas e insatisfações no cotidiano dessas escolas. A mesma é materializada com ressalvas, adaptações e paradoxos. Os atores escolares traduzem com outras demandas, contextualizações e interpretações, apesar dos cenários de passividade e incipiência, principalmente na atuação dos diretores, educadores de apoio e analistas educacionais, contudo, temos na figura dos professores, com suas muitas falas, um marco de insatisfações e desejos de mudança. O estudo concluiu, portanto, que a satisfação e insatisfação caminham juntas no quesito atuação da política, todavia, partimos do pressuposto que haveriam no contexto da prática mais questionamentos e críticas ao modelo vigente do que uma postura de inércia e omissão. Por fim, pontuamos que a lógica da meritocracia, dos padrões de desempenho, controle de metas, accountability e performances definem o contexto gerencialista e mercadológico da educação pernambucana, isso mediante os achados obtidos em nosso campo analítico de investigação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JEFFERSON MAINARDES - UEPG
Presidente - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 13/11/2024 11:32
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