OS RANKINGS ACADÊMICOS: IMPLICAÇÕES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO.
Palavras Chaves: rankings acadêmicos; gestão universitária; universidades federais;
universidades federais do nordeste brasileiro.
O projeto de tese visa compreender as implicações dos rankings acadêmicos, utilizados
como instrumentos de avaliação externa, na gestão das Universidades Federais do
Nordeste brasileiro. O estudo adota abordagem qualitativa, de caráter descritivo-
explicativo, sendo desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, documental e
estudo de campo. Utilizará fontes primárias, entrevistas semiestruturadas com autores
envolvidos na gestão das Universidades Federais do Nordeste, e secundárias,
dissertações, teses e artigos científicos obtidos nas bases de dados BDTD, SciELO,
Scopus e Web of Science, além de documentos institucionais das universidades
selecionadas e, complementarmente, de organismos internacionais (BM, OCDE e
UNESCO). Os rankings acadêmicos, também conhecidos como rankings universitários,
internacionais ou globais, são listas que classificam as IES de acordo com uma
hierarquia estabelecida por agências organizadoras, a nível público, privado e do
terceiro setor. Ao longo da história, os rankings evidenciam um movimento global em
busca do monitoramento do desempenho das IES, ainda que críticas sejam feitas às suas
metodologias e em resposta eles vão se adaptando e ajustando alguns de seus
procedimentos, colaborando com a adesão por parte da mídia e da sociedade que
demandam informações sobre a avaliação das instituições. Este projeto de tese parte-se
do pressuposto de se faz necessário ampliar a compreensão acerca do papel dos
rankings acadêmicos na gestão das Universidades Federais brasileiras, oferecendo
subsídios para a reflexão crítica sobre suas metodologias, implicações e usos. Ao
analisar as particularidades do contexto nordestino, o estudo pode trazer novas
perspectivas para o debate sobre a regulação e avaliação da Educação Superior no
Brasil, evidenciando os desafios e oportunidades que emergem da crescente presença
dos rankings no cenário acadêmico global.