PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Teléfono/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de DEFESA: CRISTIANO CAVALCANTE FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO CAVALCANTE FERREIRA
DATA : 29/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

ONDE ESTÃO AS BIXAS PRETAS NO CHÃO DA ESCOLA? Um estudo sobre a evasão de homossexuais negros das escolas públicas antes de concluir o ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Evasão escolar, Homossexualidade, Racismo, Decolonialidade, Interseccionalidade, Gênero e Sexualidade, Análise do Discurso, entrevistas narrativas.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo investigar quais motivos levam a evasão escolar de homossexuais negros afeminados antes de completar o ensino médio. Levantamos a hipótese preliminar de que sendo a escola um espaço social produtor e incentivador de padrões binários heteronormativos e patriarcais, ela mesma produz e reproduz práticas LBTfóbicas, nesse sentido segregando, isolando, silenciando e consequentemente excluindo essa população do seu espaço escolar, mas para além disso também se trabalha aqui com a compreensão de que as políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ no âmbito educacional são poucas ou quase nulas, e as que existem tem pouca efetividade. Um outro dado levantado nesta pesquisa é o racismo reproduzido dentro do ambiente escolar, visto que estamos inseridos em um país que foi colonizado e como tal vive a colonialidade de maneira naturalizada, fazendo com que pessoas negras ainda sejam os principais sujeitos a terem dificuldades em permanecer na escola do ensino básico ao nível médio. Para a presente pesquisa foi utilizada as teorias de gênero e sexualidade, amparadas principalmente em autores como Michel Foucault, Judith Butler, Berenice Bento e Guacira Lopes Louro e seus/suas interlocutores/as, realizando também interlocuções com autores e autoras dos campos temáticos da decolonialidade e Interseccionalidade, tais como Stuart Hall e Bell Hooks, entendendo aqui os atravessamentos de pessoas LGBTQIA+ relacionados à raça e classe. Para a coleta de dados irei utilizar a metodologia de Entrevistas Narrativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HENRIQUE DA COSTA SILVA - CUMN
Presidente - 3331743 - KARINA MIRIAN DA CRUZ VALENCA ALVES
Externa ao Programa - 2293694 - SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA - null
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04