ONDE ESTÃO AS BIXAS PRETAS NO CHÃO DA ESCOLA? Um estudo sobre a evasão de homossexuais negros das escolas públicas antes de concluir o ensino médio
Evasão escolar, Homossexualidade, Racismo, Decolonialidade, Interseccionalidade, Gênero e Sexualidade, Análise do Discurso, entrevistas narrativas.
A presente pesquisa tem por objetivo investigar quais motivos levam a evasão escolar de homossexuais negros afeminados antes de completar o ensino médio. Levantamos a hipótese preliminar de que sendo a escola um espaço social produtor e incentivador de padrões binários heteronormativos e patriarcais, ela mesma produz e reproduz práticas LBTfóbicas, nesse sentido segregando, isolando, silenciando e consequentemente excluindo essa população do seu espaço escolar, mas para além disso também se trabalha aqui com a compreensão de que as políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ no âmbito educacional são poucas ou quase nulas, e as que existem tem pouca efetividade. Um outro dado levantado nesta pesquisa é o racismo reproduzido dentro do ambiente escolar, visto que estamos inseridos em um país que foi colonizado e como tal vive a colonialidade de maneira naturalizada, fazendo com que pessoas negras ainda sejam os principais sujeitos a terem dificuldades em permanecer na escola do ensino básico ao nível médio. Para a presente pesquisa foi utilizada as teorias de gênero e sexualidade, amparadas principalmente em autores como Michel Foucault, Judith Butler, Berenice Bento e Guacira Lopes Louro e seus/suas interlocutores/as, realizando também interlocuções com autores e autoras dos campos temáticos da decolonialidade e Interseccionalidade, tais como Stuart Hall e Bell Hooks, entendendo aqui os atravessamentos de pessoas LGBTQIA+ relacionados à raça e classe. Para a coleta de dados irei utilizar a metodologia de Entrevistas Narrativas.