POLÍTICAS DE INOVAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO: EM QUESTÃO O PARADIGMA DA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA
Palavras-chave: Políticas de Inovação. Universidades Públicas Federais. Universidade Empreendedora.
Este projeto de tese propõe como objeto de estudo a política de inovação das
universidades públicas federais da região nordeste do Brasil, tendo como propósito geral
compreender como as políticas de inovação das universidades do nordeste brasileiro vêm
articulando e construindo a concepção de universidade empreendedora no campo da educação
superior brasileira. Para alcançar o objetivo geral, foram definidos três objetivos específicos: 1)
Identificar as políticas públicas no contexto brasileiro para a educação superior que têm
promovido a transformação e adaptação das universidades federais no sentido da universidade
empreendedora; 2) Caracterizar como as universidades federais da região nordeste incorporam
os elementos da universidade empreendedora em suas políticas internas de inovação; 3)
Interpretar como vêm se configurando os processos internos e específicos de mudança voltados
à concepção da universidade empreendedora nas universidades federais da região nordeste. O
campo empírico de investigação é constituído de 20 (vinte) universidades federais. O marco
teórico-epistemológico é a perspectiva da Universidade Empreendedora proposta por Burton
Clark (1998). O levantamento dos dados será realizado por meio da análise de documentos das
IFES selecionadas (plano de desenvolvimento institucional, políticas de inovação, relato
institucional). Além dos documentos institucionais, também estão incluídos como fontes de
dados para nosso estudo os textos legais e normativos que regulam a política nacional de
ciência, tecnologia e inovação, dentre leis, decretos e portarias ministeriais.