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Banca de DEFESA: PAULA VIRGINIA CHAVES CABRAL ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA VIRGINIA CHAVES CABRAL ANDRADE
DATA : 09/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

Desenvolvimento de competências em escrita e processos de resiliência de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da periferia urbana no Nordeste do Brasil: um estudo exploratório do impacto de um dispositivo pedagógico técnico híbrido


PALAVRAS-CHAVES:

Dispositivo Pedagógico Técnico Híbrido; resiliência educacional; tutor de resiliência; desenvolvimento de competências em escrita; Teoria dos Campos Conceituais.


PÁGINAS: 259
RESUMO:

Um dos problemas recorrentes nas aulas de língua portuguesa no Brasil que afeta outras disciplinas é a dificuldade que os estudantes têm em interpretar textos e produzi-los. Diante desse quadro, torna-se necessário criar ambientes propícios para o desenvolvimento de competências em escrita. Outro aspecto também relevante é que os discentes, para enfrentar os desafios na escola e na vida, precisam construir processos de resiliência. Consideramos que o processo de construção de resiliência vai impactar na vida dos estudantes com resultados no desempenho escolar, inclusive o da escrita. Esta pesquisa se insere em um período da sindemia por Covid-19. Nesse período, além da crise sanitária, tivemos o agravamento de problemas sociais, econômicos e psicológicos. Para dar continuidade às aulas, o ensino por meio de tecnologias digitais foi implementado em diversos países. Tivemos como objetivo implementar e analisar o impacto do uso do Dispositivo Pedagógico Técnico Híbrido (DPTH) na construção de processos de resiliência bem como no desenvolvimento de competências em escrita em estudantes de uma escola da periferia do Nordeste do Brasil. Esse dispositivo pedagógico foi implementado inicialmente na França na formação de professores de escola primária. Nesta pesquisa, o quadro teórico convocado é pluridisciplinar, pois a complexidade do seu objeto de estudo não permite o uso de conceitos de um único campo disciplinar. Dessa forma, abordamos a resiliência, o desenvolvimento de competências em escrita, a Teoria dos Campos Conceituais e o uso do DPTH. Do ponto de vista metodológico, para análise do impacto do DPTH, selecionamos treze estudantes de uma turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Recife. Esta pesquisa se passou em um contexto sindêmico em que as aulas precisaram ser realizadas de forma remota. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual a pesquisadora também é professora dos estudantes que participaram deste estudo. Para analisar a construção de processos de resiliência foram considerados dez elementos que individualmente são promotores desse processo. Para analisar o desenvolvimento de competências em escrita foram considerados sete elementos relevantes para o desenvolvimento dessas competências. Cada elemento já é um indicador de desenvolvimento de competências em escrita. Os resultados indicaram que houve a construção de processos de resiliência assim como o desenvolvimento de competências em escrita. O DPTH também funcionou como tutor de resiliência. Observamos como as classes de situações das produções textuais dos estudantes ampliaram os conceitos de história de superação de dificuldades; como os campos disciplinares da resiliência e da escrita contribuíram na análise dos dados e como o uso do DPTH favoreceu a conexão do contexto escolar com o contexto extraescolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Externo à Instituição - DJAILTON PEREIRA DA CUNHA - UPE
Externa à Instituição - DORIELE SILVA DE ANDRADE COSTA DUVERNOY - UPE
Interna - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Externo à Instituição - JEAN-CLAUDE RÉGNIER
Externa à Instituição - JEANNE GUIET-SILVAIN
Externa à Instituição - NADJA MARIA ACIOLY REGNIER
Notícia cadastrada em: 12/08/2024 09:44
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