A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFSERTÃOPE 2005 - 2021
Implementação do Ensino Médio Integrado. Trabalho e Educação. Formação Humana Integral. Práticas Pedagógicas na Educação Profissional.
Esta tese de doutorado, intitulada "A Experiência de Implementação do Ensino Médio
Integrado no IFSertãoPE 2005-2021", tem como objetivo geral analisar as perspectivas
do Ensino Médio Integrado (EMI) que estruturaram-se no IFSertãoPE no período de
2005 e 2021. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos
específicos: investigar qual perspectiva da relação trabalho e educação foi construída
no processo de implementação do EMI na instituição a partir de determinantes como a
dualidade estrutural, a legislação e as demandas do setor produtivo; identificar as
perspectivas de formação humana que foram assumidas no interior dos documentos
institucionais do IFSertãoPE que remetem ao EMI, e; analisar quais práticas dos
docentes do EMI foram estruturadas no processo de implementação, bem como sua
relação com os documentos institucionais. A metodologia adotada é qualitativa, com
abordagem baseada no materialismo histórico-dialético (Kosik, 1969; Cury, 1983;
Marx, Engels, 2007). Utilizamos a triangulação de técnicas através de pesquisa
documental, entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura, baseando-nos em
referências teóricas, metodológicas e epistemológicas do Ensino Médio Integrado, bem
como sobre a implementação de políticas públicas. O local da pesquisa foi o Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE),
especificamente o Campus Petrolina. Os sujeitos da pesquisa foram professores,
gestores e membros da equipe técnico-pedagógica envolvidos na implementação do
EMI durante o período estudado. Os resultados indicam que, ao longo do processo de
implementação do EMI, houve uma dinâmica de mudança na perspectiva formativa
inicial, predominantemente unilateral, em direção a uma perspectiva que tem a
omnilateralidade como horizonte, embora de maneira contraditória e híbrida.
Concluímos que as perspectivas de Ensino Médio Integrado que estruturaram-se no
IFSertãoPE refletem parcialmente os momentos históricos e que criaram
determinações, fundamentalmente, mas não exclusivamente, econômicas, que
influenciaram tanto as concepções institucionais, as práticas pedagógicas docentes e
também os documentos institucionais na direção da formação de um tipo humano
subsumido à racionalidade do mercado, muito embora disputas internas no processo de
implementação da forma integrada tenham gerado ao longo do tempo assimetrias nas
correlações de força, o que tem possibilitado experiências pedagógicas que caminham,
por vezes de forma ambígua e contraditória, na direção de uma formação humana
integral.