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Banca de DEFESA: LYVIA GABRIELLE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYVIA GABRIELLE DA SILVA
DATA : 30/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA LEITURA EM DUAS COLEÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO APROVADAS NOS PNLD/2019 E PNLD 2023


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização; Leitura; PNLD; Avaliação


PÁGINAS: 145
RESUMO:

A presente pesquisa teve como foco compreender como duas coleções do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2019 e 20223 orientam quanto à avaliação da leitura no Ciclo de Alfabetização. Buscamos mapear os estudos que fazem relação entre alfabetização, avaliação, leitura e livro didático bem como suas contribuições e pesquisas que tratam da temática ou de temáticas relacionadas; identificar a concepção de leitura e avaliação presente em duas coleções no PNLD 2019 e no PNLD 2023; e, por fim, verificar a relação entre as propostas avaliativas da leitura presentes em duas coleções do LD (Livro Didático) aprovadas no PNLD 2019 e no PNLD 2023. Como procedimentos metodológicos realizamos: análise documental de dois manuais do professor e dos livro didático aprovados no PNLD 2019 e PNLD 2023. O mapeamento dos estudos relacionados a alfabetização, avaliação, leitura, livro didático e PNLD indicou que poucos trabalhos apresentam foco em orientar o processo de avaliação da leitura nos livros didáticos de língua portuguesa de alfabetização. A análise dos documentos indicou que na BNCC a concepção de leitura vai além da decodificação de letras e palavras, ela enfatiza a compreensão, interpretação e reflexão sobre textos diversos bem como o desenvolvimento do senso crítico e autonomia do aluno. Em relação à avaliação da leitura, a BNCC traz em seu texto algumas estratégias de leitura que devem ser ensinadas e trabalhadas, de modo que os alunos possam desenvolver capacidades de leitura ao longo dos cinco primeiros anos do EF, dentro do componente curricular Língua Portuguesa. Além de não reconhecer que o 3º ano do EF seria mais um período próprio da alfabetização, há uma tendência a reduzir a alfabetização a uma técnica de ensino baseada na relação codificação e decodificação. As Coleções aprovadas no PNLD 2023 tiveram como base a PNA cujo foco era a adoção de métodos fônicos como base para o ensino da leitura, priorizando o reconhecimento das correspondências entre letras e sons bem como a aplicação desses conhecimentos na decodificação de palavras e textos. Em relação a avaliação da leitura, a PNA tende a orientar as Coleções didáticas a avaliarem a leitura por testes padronizados e instrumentos de medida quantitativa, buscando verificar o desempenho dos alunos em habilidades específicas como a identificação de palavras, fluência na leitura oral e a compreensão de textos, baseando-se em resultados imediatos e mensuráveis, priorizando a eficácia do processo de alfabetização. As coleções didáticas analisadas foram Aprender Juntos – Língua Portuguesa e Ápis – Língua Portuguesa. Em linhas gerais, as Coleções aprovadas no PNLD 2019, com base na BNCC, possuem concepção de leitura tomada por um sentido mais amplo e não somente ao texto escrito, ou seja vinculada a uma abordagem integral. Em relação às propostas avaliativas da leitura presentes nestas coleções do PNLD 2019 e PNLD 2023, identificamos poucas atividades com foco avaliativo na leitura, tendo-se um foco maior em atividades para o desenvolvimento da fluência como orienta a PNA em relação à compreensão leitora como orienta a BNCC. Em relação as formas de integração entre ensino e avaliação, orientação quanto ao planejamento, proposição de instrumentos e procedimentos de avaliação, tratamento do erro, intervenções e registro do erro e aprendizagem destacamos que ambas as Coleções apresentaram poucos elementos que pudessem subsidiar o professor no seu processo avaliativo da leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANÁLIA KEILA RODRIGUES RIBEIRO - IFPE
Presidente - 1747488 - MAGNA DO CARMO SILVA
Externa à Instituição - SHALIMAR MICHELE GONÇALVES DA SILVA REIS
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 09:50
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