Dona Creuza: Fonte de inspiração educacional e política no sertão de Pernambuco
Palavras-chave: Memórias. Trajetória educacional. Dona Creuza. Biografia. Salgueiro/PE.
Trata-se de uma pesquisa em nível de mestrado desenvolvida no Núcleo de Identidades e
Memórias do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de
Pernambuco, e diz respeito a trajetória de vida da professora Cleuza Pereira do Nascimento,
popularmente conhecida por Dona Creuza, nascida em 10 de julho de 1936. Com base no
método biográfico e tendo como cenário o município de Salgueiro, sertão de Pernambuco, a
investigação reúne os seguintes objetivos: 1) contribuir com o debate acerca da biografia como
método de investigação voltada para a história e formação de professores; 2) identificar e
analisar as identidades de Dona Creuza a partir dos ambientes profissionais em que atuou, seja
como política, gestora e professora; e 3) analisar a relevância da experiência de vida pessoal e
profissional de Dona Creuza, com foco na sua formação docente. Para atingir os referidos
objetivos, foi utilizado o diagrama do constructo do “eu” fonte (Souza, 2020), o que possibilitou
a originalidade e a abrangência do corpus documental — fiabilidade e adequação (Aróstegui,
2006) —, em suas diferentes tipologias, sendo: entrevistas semi-estruturadas, com a biografada
e seus familiares, iconografias, boletins partidários, discursos políticos, mensões honrosas,
revistas, livros, certidões, além dos aspectos descritivos da produção cultural e anel de
formatura da personagem central do estudo. As fontes foram submetidas à análise de conteúdo
na perspectiva de Bardin (1977), Jovchelovitch e Bauer (2002), e devidamente interpretadas
com base nos autores: Halbwachs (1990), Albert (2000, 2005), Gohn (2006, 2006a), Delory-
Momberger (2016), Passeggi (2016, 2021), Eakin (2019), Souza (2020), Alencar, Dutra e Souza
(2023), entre outros. A biografada respondeu a 24 perguntas e, espontaneamente, concedeu
informações relevantes que emergiram de suas memórias acerca da ‘pedagogia do medo e
constrangimento’ a que foi submetida em seu processo de escolarização. A análise resultou em
uma narrativa construída em momentos episódicos na infância, educação infantil e normal rural,
na formação profissional e religiosa, na atividade partidária e política. Os resultados também
confirmam a biografização (forma de aprendizagem) centrada no campo religioso e político,
assim como uma mulher de 87 anos de autoestima elevada, com a consciência de seu papel bem
definido no local de moradia e anuncia, dito por ela mesma, ‘ainda ter algumas missões sociais
a serem cumpridas’.