Sonhar a docência: cenas de formação, (des)identificação e reconhecimento
Formação Continuada; Identidade Docente; Pedagogia; Sonhos e Fantasias; Subjetividades Coletivas.
Esta tese investiga os processos de (des)identificação, reconhecimento e
subjetivação profissional de professores/as do 4o e 5o anos da Rede Municipal de Ensino do
Recife, a partir de uma abordagem discursiva em diálogo com a psicanálise, trazendo a
dimensão onírica e do sonho para refletir a docência. A pesquisa parte da compreensão de que
a formação continuada não se limita à transmissão de conteúdos ou técnicas, mas constitui um
espaço simbólico e afetivo, atravessado por fantasias, desejos, expectativas e tensões da
experiência profissional docente. O estudo combina análise de documentos institucionais,
materiais formativos disponíveis na página eletrônica da Secretaria de Educação do Recife,
bem como relatos e imagens oníricas de professores/as participantes da pesquisa. A análise foi
organizada com as categorias de ethos, cenas discursivas, lógicas sociais, políticas e
fantasmáticas, permitindo investigar como normas/sedimentações, ideais de profissionalidade e
investimentos subjetivos se articulam e entram em tensão. Organizamos cenas analíticas em
dois capítulos: o primeiro, de materiais institucionais produzidos e referenciados pela Secretaria
Municipal de Educação; ao passo que o segundo advém dos relatos oníricos de professores/as
da Rede Municipal de Ensino. A nossa reflexão analítica aponta para sonhos e imagens
docentes que funcionam enquanto “mediadores simbólicos” entre as expectativas institucionais
e as experiências subjetivas, evidenciando estratégias de resistência, formas de
reconhecimento e mal-estar no âmbito da profissionalidade. Além disso, o estudo articula a
defesa de que os sonhos constituem uma dimensão de investimento emocional e imaginário,
importante para compreender a dinâmica de (des)identificação dos/as professores/as. Ao propor
o uso da categoria “giro onírico”, a pesquisa contribui para ampliar o olhar sobre o conceito de
sonho e sua relação com a formação docente como um dos caminhos possíveis para pensar as
políticas educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica.