REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE: MEMORIA, HISTORIA, PESQUISA E PERTENCIMENTO INSTITUCIONAL
Memória institucional; História da Educação; Pertencimento; Rede
Municipal de Ensino do Recife; Preservação documental.
Esta pesquisa investiga a memória institucional da Rede Municipal de Ensino do Recife
(RMER), tomando como objeto o acervo documental reunido na Escola de Formação de
Educadores Professor Paulo Freire (EFER). O estudo parte da constatação da fragilidade
na preservação histórica da rede, marcada por iniciativas interrompidas, dispersão de
registros e invisibilização de práticas pedagógicas e administrativas. A análise combina
pesquisa documental, conversas exploratórias com docentes, gestores e bibliotecários,
além de diálogo com a produção acadêmica sobre memória, história e pertencimento
institucional. A investigação adota o acervo da EFER como estudo de caso para
problematizar as relações entre memória e identidade docente, bem como para propor
estratégias de preservação e difusão, incluindo a criação de um repositório digital
aberto. Inspirada em autores como Halbwachs, Arendt, Nora, Benjamin, Chartier e
Freire, a pesquisa defende que o fortalecimento da memória institucional é condição
para a vitalidade republicana da escola pública, consolidando vínculos entre gerações de
educadores e reafirmando compromissos democráticos.