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Banca de DEFESA: LUCIANA OLIVEIRA FREITAS MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA OLIVEIRA FREITAS MONTEIRO
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

REPRESENTACOES SOCIAIS E PRATICA DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE PRE-ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Prática docente. Educação Infantil. Professoras. Representações Sociais


PÁGINAS: 122
RESUMO:

O estudo teve como objetivo geral identificar as representações sociais de prática docente na Educação Infantil, construídas por professoras explicitando suas relações com as práticas que esses profissionais desenvolvem em instituições públicas municipais do Recife. A prática docente na Educação Infantil, caracteriza-se por uma ação complexa que não se limita às ações de sala de aula, mas que é composta por elementos que abrangem várias áreas do conhecimento, além de se relacionar com outras variáveis como vínculo institucional, normatizações do currículo, formação inicial e continuada, saberes da experiência, crenças, valores individuais e coletivos e deve ser compreendida como uma ação intencional e formativa. A abordagem estrutural, também conhecida como Teoria do Núcleo Central (TNC), se fundamenta na hipótese de que a representação social está organizada em torno de um núcleo central, o qual compõe os elementos mais estáveis e que representa a memória coletiva e um sistema periférico, constituído pelos elementos mais flexíveis e a expressão individualizada da representação social. Trata-se de um estudo de campo, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas. Na primeira, com o objetivo de identificar a estrutura da representação social de prática docente na Educação Infantil, utilizamos como instrumento de coleta o Teste de Associação Livre de Palavras-TALP, respondido online e presencialmente, por 63 professoras vinculadas às instituições públicas de Educação Infantil da rede Municipal do Recife. Na segunda etapa, para explicitar os principais elementos nucleares da RS das práticas, utilizamos um procedimento associativo que consistiu a realização das triagens hierárquicas, inspirados no teste do núcleo central, cuja finalidade foi de complementar a análise das produções obtidas através das associações livres, participaram dessa etapa 27 professoras, oriundas da primeira etapa. Na terceira etapa, participaram 06 professoras também voluntárias da etapa anterior, utilizamos a instrução ao sósia, uma técnica que se caracteriza como um método indireto e de autoconfrontação, a qual é capaz de revelar as intenções, os dilemas, as decisões internas, os sentimentos ou o conhecimento tácito que guiam a ação da pessoa no que diz respeito ao seu trabalho. Os resultados revelaram que a estrutura das representações sociais de prática docente na Educação Infantil, se inter-relaciona e ressignifica a partir de elementos comuns à literatura especializada na área e elementos normativos da legislação vigente sobre a educação da criança nessa faixa etária. O possível núcleo central das RS de prática docente na Educação Infantil,
emergiu a partir de dados com forte relação entre aspectos subjetivos como amor, afeto ao mesmo tempo que apontou aspectos técnicos como a importância do planejamento relacionado às práticas. Em relação a explicitação dos elementos centrais ou nucleares das representações sociais, é importante destacar que o resultado derivado das triagens referente ao possível núcleo central expressa e valida os elementos anteriores, contudo a testagem apresentou maior centralidade aos aspectos técnicos dessa prática. Em relação a caracterização das práticas, podemos dizer que elas estão pautadas em objetivos ligados à interação/ socialização das crianças, são desenvolvidas a partir de estratégias didáticas e têm conteúdos gerais e específicos condizentes ao que está proposto na literatura especializada e nas normatizações curriculares. Sobre a relação das RS com as práticas, afirmamos que a prática docente na Educação Infantil é influenciada pelos conhecimentos compartilhados entre as docentes, sendo influenciada pelas regras e normatizações ligadas a essa prática diante do objeto de conhecimento e ao público que ela é direcionada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1288005 - LAEDA BEZERRA MACHADO
Externa à Instituição - LIA MATOS BRITO DE ALBUQUERQUE
Externa à Instituição - MARIA JAQUELINE PAES DE CARVALHO
Externa à Instituição - NATHALI GOMES DA SILVA
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/08/2025 12:36
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