TECENDO REDES DE SABER: A CONTRIBUICAO FEMININA NA CONSTRUCAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS ADAPTATIVOS E INCLUSIVOS PARA O FUTURO
Agenda da ONU para 2030; Igualdade de gênero feminina; educação de qualidade; Inteligência artificial e Inclusão
A pesquisa visa explorar a integração de perspectivas femininas plurais em sistemas
educacionais adaptativos e inclusivos, empregando tecnologias de inteligência artificial e
aprendizado adaptativo. Situando-se no cruzamento entre educação, estudos de gênero e
tecnologia, a pesquisa aborda a urgente necessidade de práticas educacionais que não apenas
acompanhem o ritmo das transformações tecnológicas, mas também reflitam a diversidade e
complexidade das experiências humanas. Através de uma abordagem qualitativa, que combina
uma revisão sistemática de literatura, o estudo busca compreender como as experiências
femininas, em toda sua diversidade, podem enriquecer a concepção e implementação de
sistemas de ensino mais responsivos e equitativos. Esta pesquisa não apenas se alinha aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, mas também promete
contribuir significativamente para a prática e teoria educacional, promovendo a igualdade de
gênero e capacitando todas as mulheres e meninas no contexto educacional. ABSTRACT: