“Meu pop é carregado de MPB”: Marina Sena e as disputas de autenticidade no pop brasileiro contemporâneo
performance; música pop; gênero; gêneros musicais; autenticidade
Este trabalho analisa a performance da cantora mineira Marina Sena no cenário da música brasileira contemporânea, investigando as tensões entre as noções de pop e MPB e propondo um mapeamento do processo de popzação da artista a partir do hit Por Supuesto . Trazendo uma articulação sobre os conceitos de performance (TAYLOR, 2013) e espectrologia da performance, a partir de Diana Taylor (2013), em diálogo com Jacques Derrida (1994) e Mark Fisher (2022), busca-se compreender como a artista aciona repertórios e gestualidades (LIMA, 2013) de outras cantoras, especialmente com Gal Costa. A pesquisa busca examinar o assombro performático e as referências de Sena com relação a Gal, incluindo a análise de produtos midiáticos relacionados aos álbuns De Primeira (2021), Vício Inerente (2023) e Coisas Naturais (2025), com foco em como elementos audiovisuais e nas corporeidades que tensionam categorizações musicais e disputas de autenticidade na música brasileira.