A construcao do enquadramento midiatico no campo ambiental: as vozes do agronegocio e da agroecologia na regiao amazonica
Comunicação; Meio Ambiente; Jornalismo; Discurso Midiático; Ideologia.
A Amazônia brasileira, reconhecida por sua importância ambiental, diversidade sociocultural e seu papel estratégico no desenvolvimento nacional, configura-se como um território de intensas disputas políticas, econômicas e simbólicas. No campo midiático, essas disputas se manifestam em narrativas que enquadram modelos de desenvolvimento antagônicos: o agronegócio, baseado na monocultura, na produção de commodities e em grandes interesses corporativos; e a agroecologia, que busca valorizar os saberes tradicionais, a diversificação produtiva e sustentabilidade socioambiental. O objetivo central deste estudo é analisar os enquadramentos midiáticos construídos pelo jornal Folha de S. Paulo e o portal Amazônia Real em matérias jornalísticas que abordam o agronegócio e a agroecologia no contexto da região amazônica. A investigação parte da seguinte questão de pesquisa: Como os meios de comunicação enquadram o agronegócio e a agroecologia nas matérias jornalísticas sobre a região? Como objetivos específicos, têm-se: i) identificar e comparar os enquadramentos predominantes nas narrativas jornalísticas dos dois veículos analisados; ii) analisar as principais fontes mobilizadas nas matérias; iii) refletir sobre quais conflitos e interesses ideológicos constituem o processo de produção de notícias. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada na Teoria do Enquadramento, de Robert Entman, articulada aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough, para compreensão das relações de poder, ideologia e os processos de produção jornalística. A análise combina levantamento quantitativo da ocorrência dos termos e dos atores sociais com análise qualitativa dos enquadramentos predominantes, considerando as funções de definição do problema, diagnóstico causal, julgamento moral e recomendação de tratamento. Como resultado, a pesquisa propõe identificar os enquadramentos midiáticos que predominam e como eles se articulam à constituição de discursos hegemônicos ou contra hegemônicos, além de compreender quem tem voz nos debates em torno dos temas agronegócio e da agroecologia no contexto amazônico.