OS DADOS NAO MENTEM? FRACASSO, DATAFICACAO E PERFORMANCE NA MUSICA POP
dataficação; fracasso; música pop; performance
A presente tese procura investigar um incômodo latente que assombra a música pop: a noção do fracasso comercial. Sendo o pop um gênero deliberadamente vinculado às demandas mercadológicas de sucesso, observa-se a fantasmagoria da falha que o acompanha, tomando os dados sobre consumo de música como materializações da incessante busca pela popularidade. Neste contexto, empreende-se uma exploração das paradas musicais (charts) como espaços de concentração de dados que estão em constante negociação com os processos de produção, aferição, circulação e apropriação. O objetivo da tese é complexificar esses dados a um nível comunicacional, se valendo de uma análise ancorada em duas frentes teórico-metodológicas: a Dataficação, instrumentalizada como ferramenta para dimensionar a geração e organização dos dados; e os Estudos da Performance, mobilizados para compreender as disputas simbólicas. Essa dupla abordagem permite reconhecer que o fracasso mobiliza um ecossistema midiático da música pop que perpassa por plataformas, sites de redes sociais e uma rede de consumo sociotécnica altamente engajada, interpolando valores comerciais no processo de fruição musical.