SANFONA POP: reiteracoes e rupturas performaticas no forro
sanfona; forró pop; performance; Lucy Alves.
Esta dissertação investiga a construção de um “forró pop” a partir da análise de videoclipes,
performances e estratégias estéticas que reposicionam a imagem e o som do forró em diálogo
com o universo pop contemporâneo. Tendo como foco central a trajetória da cantora e
instrumentista Lucy Alves, o trabalho acompanha a presença da sanfona em sua performance
audiovisual, compreendendo o instrumento não apenas como marca da tradição nordestina,
mas como corpo em transformação, prótese e imagem de deslocamentos culturais. A pesquisa
articula abordagens metodológicas como a análise de videoclipes enquanto performance
(Pereira de Sá; Soares), constelações audiovisuais (Guttmann; Pereira de Sá) e escutas
conexas (Janotti), combinando-as com referenciais teóricos sobre gênero, cultura pop e
nordestinidade (Albuquerque Jr.; Haraway; Preciado; Rincón). Os eixos de análise percorrem
desde a sanfona enquanto extensão do corpo até sua visualidade em cores, formatos e
contextos que tensionam os limites entre tradição e inovação, rural e urbano, local e global. A
dissertação propõe o conceito de “sanfona pop” como ferramenta de desvio e reinvenção do
forró, apontando para uma nova paisagem sonora e imagética que atravessa o Nordeste
contemporâneo e suas representações midiáticas.
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