Branded content para alem de entreter, informar e educar: uma proposta de novas funcoes do conteudo de marca a partir da analise de projetos publijornalisticos do JC360
Branded content; conteúdo de marca; publijornalismo; publicidade híbrida, análise de conteúdo.
A rejeição do público a anúncios tradicionais, caracterizados pela lógica estandardizada e intrusiva, favoreceu a origem da publicidade híbrida (Covaleski, 2010; 2015), uma solução para as marcas lidarem com a necessidade de fornecer conteúdo valioso e envolvente para captar a atenção e se aproximar do público nessa missão de se tornar visíveis em meio ao excesso de informações disponíveis na internet (Santos, 2014; Moreno Fernandes, 2018). Esse contexto se revelou favorável ao surgimento e à ascensão do branded content (Castro Alves e Abreu, 2019; Moura, 2021), que é o conteúdo de marca que busca oferecer produções relevantes e interessantes capazes de entreter, informar e/ou educar as pessoas (Labarta, 2014; González e Martínez, 2015; Llorente-Barroso, 2023). Tendo a Análise de Conteúdo (Bardin, 2004; Herscovitz, 2007) como suporte metodológico, esta pesquisa objetiva ampliar as funções do branded content ao propor três outras dimensões (inspirar, ajudar e contextualizar), exemplificadas através do estudo de projetos publijornalísticos do JC360, o primeiro núcleo de conteúdo de marca criado no panorama midiático de Pernambuco e que integra o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.