Split Field Diopter: possibilidades de geração de tensividade na filmografia do cineasta Brian De Palma durante a década de 1980 no gênero Thriller de Suspense.
Estilística cinematográfica. Cinema. Arte e comunicação. Experiência estética. Cultura visual.
Pouco explorada na seara fílmica e acadêmica atualmente, a técnica Split Field Diopter (Dioptria de Campo Dividido) aponta múltiplas possibilidades de criação de narrativas simultâneas a partir da fusão de polos postos do ecrã em uma percepção ilusória de uma profundidade de campo elevada. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar, identificar e analisar a aplicação do Split Field Diopter como instrumento gerador de tensividade (ZILBERBERG, 2011) a partir de um recorte incluído no gênero Thriller de Suspense (DERRY, 1988) da filmografia do cineasta Brian De Palma na década de 1980. Para isto, se faz necessário percorrer uma trajetória bibliográfica que atravessa a passagem histórica e tecnológica do aparato até a década de 1980 e as reverberações da estética hitchcockiana em De Palma no gênero Thriller de Suspense. Reconhecida a contribuição estilística e estética de Brian De Palma sobre o emprego do aparato, lança-se na dissertação uma investigação a respeito do uso tensivo do Split Field Diopter no filme Dressed to Kill (1980), que alegoriza o uso intensificado da técnica no enquadramento histórico, fundamentada em uma análise fílmica precisa atravessada por um modelo semiótico de pesquisa identificado por autores como Pietroforte (2021) no âmbito plástico e narrativo. Pensa-se que esta abordagem poderá servir de referência para aqueles interessados pela temática dissertada, além de ser útil na compilação de livros e artigos sobre o tema.